O médico epidemiologista e pesquisador Dr. João Paulo Souza é o novo diretor do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS). O processo formal de Transferência de Direção, segundo metodologia da Organização, aconteceu nos dias 17 e 18 de outubro de 2022, quando o Dr. Sebastián García Saisó – diretor do Departamento de Evidência e Inteligência para a Ação em Saúde (EIH/OPAS) e diretor interino da BIREME desde outubro de 2021, transferiu o Centro ao novo diretor.
A Transferência de Direção tem por objetivo informar à Diretora da OPAS/OMS, ao Diretor Adjunto, ao Diretor de EIH e ao novo Diretor sobre a situação atual das operações políticas, técnicas, gerenciais, científicas e administrativas da BIREME, a fim de fornecer as condições necessárias para que o Diretor possa iniciar imediatamente suas funções com condições de conduzir o programa de cooperação técnica e gestão do Centro. Posteriormente no dia 19, o Diretor de EIH e o novo Diretor realizaram uma viagem à Brasília, onde participaram de reuniões no Ministério da Saúde, quando foram recebidos pelo Subsecretário de Assuntos Administrativos, Sr. Romeu Mendes do Carmo, e com a Coordenadora Geral de Documentação e Informação (CGDI/SAA/SE) Sra. Shirlei Rodrigues e a Sra. Monica Quiroga, Historiadora na CGDI/SAA/SE que apresentou a Mostra Nanoarte que foi instalada com o apoio da BIREME. E também, na OPAS Brasil participaram de reuniões com a Representante, Dra. Socorro Gross e equipe. Em ambas as ocasiões foram discutidos temas relacionados ao fortalecimento institucional da BIREME.
João Paulo Souza falou aos colaboradores da BIREME presencialmente no dia 20 de outubro, quando delineou sua filosofia de gestão e enumerou suas expectativas para o fortalecer o trabalho da BIREME, comprometendo-se a dar maior importância e visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo Centro, bem como a buscar fontes de financiamento para viabilizar o Plano de Trabalho atual e futuro. Enfatizou, ademais, que espera contar com o trabalho e dedicação de todos nesta jornada.
Sobre o Dr João Paulo Souza
João Paulo Souza é um cientista médico-social cujo interesse principal se encontra na intersecção entre a Epidemiologia Social e a Translação do Conhecimento Científico em Políticas e Práticas de Saúde. Com formação em obstetrícia e ginecologia e medicina intensiva (FMRP-USP), realizou estudos de pós-graduação voltados ao desenvolvimento do conceito de near-miss materno (UNICAMP). Sua tese de doutorado recebeu o Prêmio Capes de Teses de 2009. Entre 2002 e 2008, atuou como médico intensivista e coordenador médico da Unidade de Terapia Intensiva de Adultos do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (UNICAMP). A partir de 2007, obteve inserção internacional, particularmente como consultor (2007-presente) e médico da Organização Mundial da Saúde (2008-2013, 2016-2017), onde desenvolveu estudos e diretrizes para a redução da mortalidade materna, incluindo a teoria da transição obstétrica (evolução dos determinantes eco-sociais da mortalidade materna). Durante a pandemia de COVID-19 (2020-2021), atuou como intensivista e coordenador do Centro de Terapia Intensiva IV do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, unidade dedicada ao enfrentamento da COVID-19, além de integrar comitês para o desenvolvimento de diretrizes da Organização Mundial da Saúde relacionados a esta condição. Tornou-se professor associado da Universidade de São Paulo em 2014 e, em 2016, professor titular do Departamento de Medicina Social da FMRP-USP. Entre outubro de 2019 e setembro de 2022, exerceu a chefia deste departamento. Publicou mais de 200 artigos científicos, atua como revisor de artigos, é membro do corpo editorial de periódicos científicos e de comitês de assessoramento de agências de fomento. Orienta estudantes de mestrado e doutorado em Saúde Pública. O Dr João Paulo assume a direção do Centro com a missão de consolidar a BIREME como o “Centro de Evidências para Ação em Saúde da OPAS”.