A área de Gestão do Conhecimento (KM) da OPAS/OMS integra o Departamento de Evidência e Inteligência para ação em Saúde (EIH), que também inclui a BIREME. Entre suas linhas de ação, está a atividade de Alfabetização Digital que promove capacitação periódica destinada ao pessoal de Representações e Centros OPAS/OMS no contexto do Programa Research4Life (HINARI). O programa oferece às instituições dos países de baixa renda acesso online a conteúdo acadêmico e profissional com o objetivo é melhorar o ensino, a pesquisa e a formulação de políticas nesses países nas áreas de saúde, agricultura, meio ambiente e outras ciências da vida, físicas e sociais.
Anualmente, a convite da Assessora Regional da equipe de KM, Eliane Pereira dos Santos, a BIREME compõe o calendário de atividades de capacitação. Na edição de 2022, a contribuição da BIREME ocorreu em 3 de novembro em um webinário em espanhol, com interpretação simultânea ao inglês e aberto ao público em geral com o tema Literatura científica nas Américas: conhecendo a base de dados LILACS, características e pesquisa. Esta sessão contou com 154 participantes de 30 países. Como panelistas, participaram Rosemeire Rocha Pinto, Bibliotecária, Supervisora do Serviço de Capacitação e Atenção ao Usuário e Sueli Mitiko Yano Suga, Supervisora de Fontes de Informação Referenciais, além de moderadores e tradutores.
O webinar abordou o tema “Literatura científica en las Américas: conociendo la base de datos LILACS”, dividido em duas partes. A primeira explicitou a missão da LILACS, que promove visibilidade e acesso aos resultados de pesquisa e a publicação alinhada à boas práticas editoriais em saúde e aos princípios da ciência aberta. Destacou também o valor agregado da Metodologia LILACS e o papel fundamental da rede na coordenação nas ações locais de identificação, seleção e representação dos documentos, o que propicia inclusão de literatura cinzenta e produção local não disponível em outras bases de dados.
Na segundo parte, Metodología de búsqueda y documentación de la información, a pesquisa e recuperação de documentos na base de dados LILACS foi explanada com o uso de filtros avançados, criação de estratégias de busca e método PICO (acrônimo de Paciente/População; Intervenção; Intervenção de Controle; e Desfecho/Outcome),
Estes webinários fazem parte do primeiro curso online em idioma espanhol da Research4Life sobre recursos eletrônicos de saúde, uma iniciativa conjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Centro de Treinamento e Divulgação de Informação para a África (ITOCA) e Bibliotecários Sem Fronteiras.