BIREME completa 56 anos

Em 3 de março de 2023, o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS) completa 56 anos de atividade ininterrupta e destaca seus principais resultados nos últimos 12 meses. Ao propor um debate que conduzirá ao desenvolvimento de uma Estratégia de Cooperação 2023-2025, a BIREME se fortalece e se reposiciona como um Centro de Evidência para a Ação em Saúde.

BVS 25 Anos: Conquistas, Desafios e Oportunidades

Há 25 anos, em 1998, a Rede Latino-Americana e do Caribe de Informação em Saúde aprovou a Declaração de San José “Hacia la Biblioteca Virtual en Salud”. Desde então, a BIREME vem liderando o desenvolvimento do modelo BVS como estratégia de cooperação técnica em gestão da informação e o conhecimento em saúde da OPAS/OMS para a América Latina e Caribe e outras regiões.

Portal DeCS/MeSH está atualizado com a edição 2023

A mais recente edição dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) acaba de ser disponibilizada para consulta online no portal DeCS/MeSH. Sua atualização tem sido feita anualmente, como há mais de 35 anos, e reflete a atualização anual do Medical Subject Headings (MeSH) da National Library of Medicine e envolve processos de inserção de novos descritores e remoção ou reposicionamento de outros. Conheça as novidades da edição 2023 do DeCS.

BIREME e OPAS Brasil: termos de cooperação no biênio

A OPAS/OMS, por meio das suas Oficinas de País e Centros, incluindo a BIREME, atua nos países da Região por meio de programas e projetos de cooperação técnica. Os termos de cooperação (TC) estão entre os instrumentos mais utilizados pela Organização para consolidar esta prática. A BIREME/OPAS/OMS segue desenvolvendo e aperfeiçoando produtos e serviços para facilitar o acesso e uso da evidência científica e técnica em saúde nos países da América Latina e Caribe.

Doação de ativos para instituições sem fins lucrativos

A BIREME, em sua infraestrutura de tecnologia de informação, utiliza e disponibiliza aos seus usuários equipamentos que periodicamente devem ser substituídos. Neste sentido e alinhado ao processo de doação da OPAS/OMS, em outubro de 2022 foi iniciada a chamada de instituições sem fins lucrativos com interesse em receber tais equipamentos e em abril do corrente ano foi concluída a doação.

Saúde Renal para Todos é o tema do Dia Mundial do Rim 2023

O Dia Mundial do Rim é uma campanha de conscientização global destinada a aumentar a conscientização sobre a importância de nossos rins. Em 9 de março de 2023, o apelo à ação do Dia Mundial do Rim é “Saúde renal para todos: prepare-se para o inesperado, apoie os vulneráveis”.