A Medical Library Association (MLA), em colaboração com a Special Libraries Association (SLA), realizou a Conferência Anual de 2023 (MLA/SLA 2023), apresentando sessões sobre tópicos que transcendem a biblioteconomia médica, como liderança e gerenciamento. O evento foi realizado em Detroit, Michigan, de 16 a 19 de maio, com participação híbrida.
O International Cooperation Caucus (ICC) Social Justice and Health Disparities Caucus, Health Equity and Global Health hub, uma comunidade dentro da MLA, coordenou uma sessão especial de imersão com o tema “Forging ahead: Key insights on global health & equity from around the world”, para a qual a BIREME foi convidada. Essa sessão, com 10 apresentadores, foi uma oportunidade para compartilhar projetos, experiências, desafios e sucessos em saúde global e equidade de todo o mundo.
A participação virtual da BIREME foi liderada pelo Dr. João Paulo Souza, Diretor e Marcia Barretto, coordenadora de infraestrutura de TI. A apresentação intitulada “Biblioteca Virtual em Saúde: sustentabilidade e inovação rumo ao futuro” teve como foco o 25º aniversário da BVS e apontou o caminho para o futuro, considerando a inovação e o alinhamento com os padrões internacionais de ciência e tecnologia.
A BVS completa 25 anos em 2023
A BVS surgiu como um modelo, uma estrutura e uma estratégia de informação científica e técnica baseada em um modelo de trabalho descentralizado, colaborativo e em rede de gerenciamento de informações e intercâmbio de conhecimento em saúde.
A BVS foi lançada em março de 1998, com a Declaração de San José, aprovada durante o CRICS IV (Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde). Nessa Declaração, os representantes dos países reconhecem que o acesso à informação constitui um dos elementos centrais para alcançar a equidade em saúde; que as novas tecnologias de informação e comunicação representam riscos e oportunidades para o desenvolvimento humano na Região e que o Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, sob a liderança da BIREME, tem a capacidade de controlar essas tecnologias, adaptando-as à realidade da região.
Com base nessas premissas, assumiram o compromisso de construir cooperativamente a BVS, fortalecer capacidades e infraestruturas e facilitar o amplo acesso à informação para a melhoria permanente da saúde e para o desenvolvimento humano sustentável da região.
A operação da BVS e das redes associadas contribui para a visibilidade, o acesso, o uso e o impacto das fontes de informação da América Latina e do Caribe, bem como para o acesso às fontes de referência internacionais.
Link de interesse
Portal da Rede BVS – BVS 25 Anos. Disponível em: https://red.bvsalud.org/bvs-25-anos/