A Association of Caribbean University, Research and Institutional Libraries (ACURIL) realizou sua conferência de 2023 sob o tema “Inovação: oportunidades e desafios em Bibliotecas, Museus e Arquivos do Caribe”. João Paulo Souza, Diretor do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS), e Marcia Y. Barretto, Coordenadora de Infraestrutura de Tecnologias da Informação, Gerência de Administração e Suporte a Programas e Projetos na BIREME/OPAS/OMS, participaram com um vídeo na mesa redonda de Bibliotecas Virtuais em Saúde, realizada em 5 de junho de 2023. Este evento foi presidido por Ayaana Alleyne Cumberbatch, da Biblioteca de Ciências Médicas, University of West Indies, em St. Augustine.
João Paulo Souza e Marcia Y. Barretto apresentaram virtualmente o tema “Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): sustentabilidade e inovação rumo ao futuro”, como componente de inovação da BIREME para a América Latina e o Caribe no período 2023-2025.
E ainda, com foco nos 25 anos da BVS e, portanto, apontando o caminho para o futuro, considerando sustentabilidade, inovação e o alinhamento aos padrões internacionais de ciência e tecnologia. A seguir, os principais temas abordados:
– 25 anos da BVS: estado atual;
– Principais fontes de informação: LILACS e DeCS;
– Produtos e serviços de informação: alguns destaques;
– Próximos produtos e serviços da BVS: uso de tecnologias novas e emergentes para posicionar a BVS como a ferramenta mais atualizada para acessar a evidência relevante disponível para a ação em saúde.
A BVS completa 25 anos em 2023
A BVS surgiu como modelo, estrutura e estratégia de informação científica e técnica baseada em um sistema de trabalho descentralizado, colaborativo e em rede, para o gerenciamento de informações e intercâmbio de conhecimento em saúde.
A BVS foi lançada em março de 1998, com a Declaração de São José, aprovada durante o IV Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS). Nessa Declaração, os representantes dos países reconheceram que o acesso à informação constitui um dos elementos centrais para alcançar a equidade em saúde; que as novas tecnologias de informação e comunicação representam riscos e oportunidades para o desenvolvimento humano na Região; e que o Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, sob a liderança da BIREME, tem a capacidade de controlar essas tecnologias, adaptando-as à realidade da região.
Com base nessas premissas, assumiram o compromisso de construir cooperativamente a BVS, fortalecer capacidades e infraestruturas e facilitar o amplo acesso das comunidades técnico-científicas à informação para a melhoria permanente da saúde e para o desenvolvimento humano sustentável da região.
A operação da BVS e das redes associadas contribui para a promoção da visibilidade, acesso, uso e do impacto das fontes de informação da América Latina e do Caribe, bem como para o acesso às fontes de referência internacionais.
Links de interesse:
BVS 25 Anos: Conquistas, Desafios e Oportunidades