A BIREME/OPAS/OMS possui uma infraestrutura de TI que atende às demandas de cooperação técnica disponibilizando um parque de servidores instalados em datacenter localizado a poucos quilômetros de suas instalações físicas e com acesso direto à Internet internacional via rednesp (do inglês Research and Education Network of São Paulo, Rede para Pesquisa e Educação de São Paulo). São cerca de 300 instâncias de cooperação técnica hospedadas nesses servidores e que contam com um sistema de monitoramento interno e externo, visando assegurar sua alta disponibilidade.
E ainda, há um sistema de backup que é periodicamente revisado e aprimorado, contribuindo para minimizar impactos em caso de incidentes. Outro ponto importante é a segurança da informação e nesse contexto, a BIREME/OPAS/OMS vem desenvolvendo um conjunto de boas práticas para guiar na implementação e atualização dos sistemas utilizados na cooperação técnica.
Desde 2005, quando a BIREME começou a utilizar as instalações do datacenter, os equipamentos estavam localizados nesse mesmo cage cuja infraestrutura tem limitantes para o seu crescimento. Assim, em coordenação com a rednesp, foi feito o movimento dos equipamentos para um cage mais moderno em termos de infraestrutura e que permitirá escalabilidade para atender às demandas crescentes da cooperação técnica.
Essa atividade foi liderada pela Infraestrutura de TI em coordenação com todas as gerências da BIREME, desde o planejamento até a execução e disponibilização final já na nova instalação, com resultado efetivo e positivo para o Centro. Especificamente nos dias 19 e 20 de maio e 1º de junho de 2023, a equipe de TI esteve de plantão no datacenter executando atividades de movimentação física de servidores e equipamentos de infraestrutura de rede, sem o registro de ocorrências.
Link de interesse:
A infraestrutura de TI da BIREME e o uso das TICs no teletrabalho