Boletim BIREME n. 82

Plano de Trabalho Bianual da BIREME: Principais resultados do primeiro semestre de 2023

O primeiro semestre de 2023, ou seja, o segundo ano do biênio 2022-2023, foi caracterizado pelos resultados alcançados pela BIREME/OPS/OMS, tanto para o seu fortalecimento institucional quanto para o apoio aos países da Região com informações e evidências para a tomada de decisões em saúde.

O seu Plano de Trabalho Bianual 2022-2023 (PTB 22-23) continua composto por mais de 50 projetos/produtos e serviços de informação agrupados em quatro iniciativas: (1) Gestão da Informação e do Conhecimento; (2) Serviços de Informação; (3) Inteligência da Informação em Ciências da Saúde; e (4) Liderança e Gestão da BIREME.

Neste semestre, a BIREME fez um auto acompanhamento do nível de implementação do seu PTB 22-23, com os principais resultados no contexto da sua gestão e operação, assim como na implementação do seu programa de cooperação técnica, para reportar à gestão executiva da Organização, em coordenação com as instâncias correspondentes. Confira os destaques do semestre, que incluem:

Gestão e Operação

Fortalecimento das operações e produtos e serviços de cooperação técnica da BIREME por meio dos seguintes convênios, acordos e ações subsidiadas com recursos financeiros:

  • Definição e discussão da Estratégia 2023-2025 da BIREME alinhada com a indústria 4.0 e saúde digital;
  • Trocas efetivas para a formalização do Acordo de Sede no Brasil;
  • Realização das Sessões 2023 dos Comitês de Governança: as XI e XII do Comitê Assessor (CA) e a IX do Comitê Científico (CC);
  • Desenvolvimento de projeto com o Escritório Central para atividades na I Cúpula Mundial da OMS sobre Medicina Tradicional;
  • Desenvolvimento dos produtos e serviços no contexto do TA4/TC93 para a Biblioteca Virtual em Saúde Indígena;
  • Vigência do Termo de Cooperação 93 (TC93) para o aperfeiçoamento da BIREME até fevereiro de 2027; e
  • Desenvolvimentos no contexto do TC95, em coordenação com a OPAS Brasil, para as prioridades de gestão de informação da Secretaria Executiva (via Coordenadoria Geral de Documentação e Informação da Subsecretaria de Assuntos Administrativos, CDGI/SAA) do Ministério da Saúde do Brasil, com vigência ampliada até agosto de 2025.

Gestão efetiva das operações da BIREME com ações de comunicação interna e externa, infraestrutura de TI (mudança no datacenter), operação de serviços, servidores e plataformas TIC, e manutenção de ações regulares para o desenvolvimento de competências e fortalecimento do ambiente organizacional.

Cooperação Técnica

  • O portal regional da BVS, que completa 25 anos em 2023, segue em operação regular oferecendo acesso a 58 fontes de informação que somam cerca de 36,5 milhões de registros. Os números de acesso ao Portal no primeiro semestre de 2023 ultrapassaram 11,8 milhões de sessões de acesso de 8 milhões de usuários, com 27 milhões de visualizações de páginas.
  • LILACS atualizada como principal índice da produção científica e técnica da América Latina e do Caribe. A Rede LILACS contribuiu com mais de 14,5 mil novos registros, e a LILACS alcançou 1,04 milhão de registros de documentos, dos quais 61% possuem link para o texto completo.
  • Publicada a versão 2023 do DeCS/MeSH, destacando a continuação da revisão da categoria Homeopatia e o início da revisão de descritores na área de Enfermagem. Nos primeiros 6 meses de 2023, houve 9.232.633 visitas às páginas do portal DeCS/MeSH por 1.784.975 usuários distribuídos em 208 países.
  • O serviço DeCS/MeSH Finder foi utilizado por 31.105 usuários de 92 países, realizando mais de 462.337 buscas em seus textos, e os 10 países que mais utilizaram foram Brasil, Espanha, Colômbia, México, Peru, Portugal, Argentina, Equador, Chile, Cuba e Estados Unidos.
  • Em 2023, as reuniões para fortalecer e ampliar o trabalho das Redes concentraram-se nos processos de indexação de acordo com a metodologia LILACS. Foram realizadas 3 sessões no primeiro semestre, com uma média de 100 participantes por sessão de 15 países.
  • O serviço de atendimento ao usuário respondeu a mais de 640 perguntas por meio do serviço Pergunte ao Bibliotecário (Livezilla). Foram desenvolvidas 109 novas estratégias de busca, o repositório de buscas (RefNet) foi atualizado com 52 novas buscas, totalizando 924 buscas registradas.
  • Parcerias e ações em nível global, principalmente com projetos em coordenação com a Unidade de Biblioteca e Redes de Informação Digital da OMS: (i) base “COVID-19 – Literatura global sobre a doença por coronavírus” com mais de 876 mil documentos e acessada por mais de 5,364 milhões de usuários; (ii) Global Index Medicus (GIM) integrando os Indexes Medici coordenados pelos Escritórios Regionais da OMS, com mais de 2,386 milhões de referências bibliográficas em saúde e acessado por mais de 791 mil usuários; (iii) operação do Index Medicus da AFRO/OMS na plataforma tecnológica da BVS; (iv) apoio no uso da plataforma ProEthos, desenvolvida pela BIREME em coordenação com a equipe Regional de Bioética/HSS da OPAS, para sistematizar os processos de trabalho dos Comitês de Ética de Pesquisa com Seres Humanos;
  • Manutenção da e-BlueInfo versão 2.0, com coleções de documentos e funcionalidades como a opção de armazenar documentos favoritos e visitados (por meio de autenticação). Brasil, Peru, Guatemala, El Salvador, Paraguai e Colômbia integram a rede e-BlueInfo com mais de 18.600 downloads do aplicativo.
  • A BIREME com KT/EIH continuou atualizando o EVID@Easy com o aperfeiçoamento das buscas guiadas, geração de novos filtros e atualização de 27 trilhas.
  • Foram desenvolvidos e publicados na BVS 3 novos mapas de evidência (Chikungunya, Medicina Antroposófica, Promoção de saúde e excesso de peso) e acompanhamento de 5 grupos de trabalho para o desenvolvimento dos mapas: Arboviroses, Doença de Chagas, Teleodontologia, CovidEnd, Cannabis Medicinal. O Portal de Mapa de Evidências foi atualizado e conta com 44 mapas registrados.
  • Foram desenvolvidas e publicadas na BVS 4 novas Vitrines do Conhecimento: 25 Anos da BVS; Emergência Sanitária no Território Yanomami; ODS3 meta 3.5 – Prevenção e tratamento do consumo de substâncias psicoativas; e ODS3 meta 3.7 – Acesso universal a serviços de saúde sexual e reprodutiva. O Portal de Vitrines de Conhecimento na BVS foi atualizado e conta com 61 vitrines registradas, incluindo a Vitrine Varíola Símia.

Os resultados destacados foram possíveis graças à coordenação efetiva do Centro com os diversos atores que cooperam com a Rede BVS e suas fontes de informação coordenadas regionalmente pela BIREME, Centro Especializado da OPAS/OMS, que também integra o seu Departamento de Evidência e Inteligência para a Ação em Saúde (EIH). Além disso, o comprometimento e dedicação de toda a equipe do Centro foram fundamentais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *