Boletim BIREME n. 83

BIREME participa de eventos para fortalecer a Saúde Coletiva e Ciência Aberta no Brasil

No mês de setembro, a BIREME participou de grandes eventos para a área das Ciências da Saúde que foram realizados em três regiões do Brasil. No início do mês, de 04 a 06 de setembro, foi realizado em Salvador, Bahia, o 9º Congresso Norte Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde. Já entre os dias 18 e 21, organizado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), aconteceu o 8º Congresso do Centro-Oeste sobre Doenças Infecciosas Emergentes, Reemergentes e Negligenciadas. E a programação do mês foi encerrada com as comemorações dos 25 anos do Programa SciELO, com a realização do evento “Ciência Aberta com IDEIA – Inclusão, Diversidade, Equidade, Acessibilidade e Impacto”, entre os dias 25 e 29, em São Paulo.

9º Congresso Norte/Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde

Em Salvador, capital do maior estado da região Nordeste do Brasil, foram realizados simultaneamente o 9º Congresso Norte/Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde e 10º Congresso dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia, com o tema “As especificidades do Norte e Nordeste na Regionalização do SUS”. O evento reuniu gestores, trabalhadores da saúde e representantes da sociedade civil atuantes no controle social de políticas públicas. Técnicos especialistas da Representação da OPAS no Brasil também estiveram presentes, incluindo sua Representante, Dra. Socorro Gross, que participou como palestrante da Mesa de Abertura do evento.

Coordenando a participação da BIREME no Congresso, Ana Cyntia Baraldi, Assessora de Parcerias e Projetos Especiais contribuiu como debatedora na Mesa Satélite “Pesquisa Científica em Saúde Pública no Norte Nordeste”, em que pode destacar questões relacionadas à valorização do pensamento científico na formação profissional, no combate à desinformação/infodemia e os principais produtos e serviços da BIREME que apoiam as tomadas de decisão em saúde baseadas em evidências. A BIREME também esteve representada no estande da OPAS durante a Feira de Exposição “Aqui Tem SUS”, com a divulgação de produtos e serviços que apoiam a tomada de decisão política, em especial, os Mapas de Evidência, BVS e Segunda Opinião Formativa (SOF), inserida no contexto da Telessaúde.

Outro destaque da missão na Bahia foi marcado pelo encontro bilateral com a Vice-Prefeita e Secretária de Saúde de Salvador, Senhora Ana Paula Matos. Na reunião, foram discutidas as necessidades de gestão da informação em saúde do município de Salvador, com apresentação de uma solução que poderá ser pactuada entre as partes, o “BIREME Cidades”. Sobre este novo projeto, Ana Cyntia Baraldi adianta que “Trata-se de uma solução que inclui um portal BVS para a gestão da informação técnica e científica do município de Salvador, um pacote SOF para matriciamento na Atenção Primária à Saúde, e apoio para a gestão inteligente de indicadores”.

 8º Congresso do Centro-Oeste sobre Doenças Infecciosas Emergentes, Reemergentes e Negligenciadas

Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (PPGDIP/FAMED/UFMS), o 8º Congresso do Centro-Oeste sobre Doenças Infecciosas Emergentes, Reemergentes e Negligenciadas (DIERN) foi realizado entre os dias 18 e 21 de setembro de 2023, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Em destaque na programação do evento, os Mapas de Evidência produzidos pela BIREME estiveram no escopo de duas oficinas e uma palestra, as quais foram coordenadas por Elisabeth Biruel, bibliotecária da área de Serviços de Informação. Realizado no dia 19 de setembro, o minicurso “Inteligência artificial e mapas de evidência: como fazer?” foi promovido por convite da Fiocruz, com oito horas de carga-horária. “Mais de 50 profissionais de saúde foram capacitados com técnicas e ferramentas para a criação e utilização eficaz dos mapas de evidências”, informou Elisabeth.

No dia seguinte, 20 de setembro, a Sessão “Práticas e Políticas informadas por evidências” teve moderação de Sandra Maria Leone do Valle de Oliveira (Fiocruz-MS), com a palestra de Biruel “Mapas de Evidências: experiência da Biblioteca virtual em saúde”, em conjunto com a experiência de Bruno Guedes Alcoforado Aguiar (UFPI) na apresentação “Mapas de evidências científicas aplicados aos agravos tropicais emergentes e negligenciados”. A mesa redonda foi precedida de palestra de abertura proferida pela convidada internacional Dra. Preethy D’Souza, da University College London, sobre o tema “Transferring systematic review evidence to local context”.

Realizado a cada dois anos desde 2009 pelo PPGDIP/FAMED/UFMS, o DIERN estabeleceu-se como evento nacional para a comunicação científica, marcado pela interação entre pesquisa, ensino e os serviço de atenção à saúde do SUS. Para Elisabeth Biruel, sendo essa a primeira participação da BIREME no Congresso, ficam destacados os benefícios diretos da participação. “Além de compartilhar conhecimento e experiências, criamos oportunidades para novas parcerias e cooperação técnicas com outras instituições e profissionais da área.”

 Conferência SciELO 25 Anos

Encerrando o mês de setembro, entre os dias 27 e 29, em São Paulo-SP, foi com grande entusiasmo que a equipe da BIREME participou da programação que celebrou os 25 anos de operação do programa SciELO. Ao longo de três dias, a “Conferência Internacional SciELO 25 Anos” reuniu diversos setores, dentre pesquisadores, especialistas e trabalhadores dedicados ao tema central da “Ciência Aberta com IDEIA – Impacto, Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade”. Por meio de uma parceria com a organização do evento, as equipes técnicas e gerenciais da BIREME tiveram a oportunidade de participar como ouvintes das atividades, nas modalidades presencial e online.

Uma intensa programação deu conta de temas importantes para a Ciência aberta, tais como: acesso aberto, dados abertos, plataformas e aplicativos de informação, multilinguismo, publicação de “pré-prints”, transparência na revisão por pares (open peer review), e padrões, métodos, técnicas, práticas de qualidade das comunicações científicas, interoperabilidade e acessibilidade. A conferência de abertura foi ministrada por Jan Velterop, especialista em editoração científica e defensor internacionalmente reconhecido do Acesso Aberto. Em sua apresentação, com título homônimo ao livro publicado sob sua coordenação, “Nós amávamos tanto o acesso aberto”, Jan Velterop homenageou a história e relevância da jornada do SciELO em reposicionar a literatura científica até então produzida às margens do centro da “academia global”.

Neste mesmo dia, em 27 de setembro, João Paulo Souza, Diretor da BIREME, ministrou palestra na mesa de autoridades internacionais coordenada pela Presidente da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Dra. Mercedes Maria da Cunha Bustamante. Com apresentação intitulada “Informação e os temas emergentes de saúde pública nas Américas”, João Paulo Souza observou a relevância estratégica da ciência aberta para a transformação digital em curso e os novos produtos e tecnologias de informação e comunicação 4.0.

Completaram a sessão os seguintes especialistas: Michael Arentoft, European Comission; Adauto Cândido Soares, UNESCO Brasil; Johan Rooryck, cOAlition S; Félix García Lausín, Secretaría General Iberoamericana (SEGIB) e Barend Mons, Committee on Data (CODATA) and FAIR Foundation.

Ao final, uma sessão de Síntese da programação foi coordenada pelo jornalista de ciência Fabrício Marques (Revista Pesquisa FAPESP e Podcast Pesquisa Brasil), sob o tema “O que houve de novo e quais as expectativas para os próximos 25 anos?”, com participação de Sabine Righetti (Agência Bori) e Francisco Osorio (Red Chilena de Revistas Científicas de Acceso Abierto de las Universidades del Estado de Chile). O encerramento foi coordenado pelo Diretor do Programa SciELO/Fapesp Abel Packer, com a palestra “Rede SciELO: O Futuro é Aberto – novos desafios para a Rede SciELO”.

 

 

Links de interesse:

Declaração IDEIA – SciELO 25 Anos

Nós amávamos tanto o acesso aberto – SciELO 25 Anos

Congresso do Centro-Oeste sobre Doenças Infecciosas Emergentes, Reemergentes e Negligenciadas – (ufms.br)

9º Congresso Norte Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde (conasems.org.br)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *