Boletim BIREME n. 83

BIREME apresenta os resultados 2023 dos Termos de Cooperação com o MS Brasil (Parte I – TC93)

Neste semestre a BIREME/OPAS/OMS está intercambiando informação e conhecimento com as áreas técnicas do Ministério de Saúde (MS) do Brasil sobre os resultados alcançados pelo Centro em coordenação com o MS e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). Os relatórios técnicos apresentam a situação das entregadas pactuadas nos Termos de Cooperação (TC) 93 e 95, que subsidiam os Planos de Trabalho Bianuais da BIREME.

Compreendem uma série de projetos de gestão da informação e do conhecimento que tem impacto sobre a rede de publicação, organização, acesso e uso da informação científica e técnica na área da saúde, especialmente nas Américas, que buscam facilitar o uso das mais atuais evidências disponíveis nos processos de tomada de decisão clínica e de gestão. Os relatórios também evidenciam o alcance das ações do Centro, com atividades, produtos e serviços replicáveis e utilizáveis nos níveis locais, nacionais e regionais.

Confira, a seguir, destaques selecionados dos principais produtos e serviços do Plano de Trabalho Anual vigente que foram pactuados no TC 93. Na Parte II desta matéria, você encontra os resultados pactuados no âmbito do TC 95.

Termo de Cooperação nº 93 – Desenvolvimento e aprimoramento do Centro Latino-Americano e do Caribe de informação em Ciências da Saúde (BIREME) no contexto da gestão da informação e do conhecimento na agenda 2030 e saúde universal (2022)

O TC 93 formalizado entre o MS do Brasil, por meio de sua Secretaria Executiva, e a OPAS/OMS, tem por objetivo o Desenvolvimento e aprimoramento da BIREME no contexto da gestão da informação e do conhecimento na Agenda 2030 e Saúde Universal. Iniciado em 2017, foi prorrogado em 2022 por mais cinco anos, e permanece vigente até 2027.

O Segundo Termo de Ajuste (TA2) do TC93 é formado por cinco resultados esperados (RE), dos quais se contabiliza o número total de ações programadas e finalizadas para o período (1° semestre de 2023), com monitoramento dos indicadores e metas pactuadas.

  • RE1 – Desenvolvimento de produtos e serviços de informação para fortalecer o modelo de Atenção Primária em Saúde (APS), a Estratégia de Saúde da Família e as ações de prevenção e manejo de doenças infecciosas e crônicas.

A Base Internacional de Guias GRADE (BIGG) recebeu 137 novos registros no semestre, alcançando total de 1887 guias. As atualizações regulares de informação incluem controle de qualidade dos metadados e da indexação, e a categorização de acordo com as Metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável relacionados à saúde – ODS3.

No primeiro semestre, o Podcast POEMS da BVS APS publicou uma série com 17 novos episódios produzidos a partir de 50 resumos comentados de revisões sistemáticas da base de dados POEMS. O projeto está em sua terceira temporada, é voltado para profissionais da Atenção Primária e apresenta, de forma ágil e objetiva, resumos de POEM (na tradução livre – Evidências que Importam ao Paciente) relevantes para a prática clínica. 57 episódios já estão disponíveis gratuitamente nas plataformas de distribuição de áudio.

Outras atualizações de destaque incluem mais de 18 mil downloads do aplicativo e-BlueInfo; a publicação de 14 novos arquivos de Segunda Opinião Formativa (SOF), e três novos Mapas de Evidências. Com o fechamento deste semestre, portanto, estas coleções de produtos e serviços passam a totalizar 1733 SOF disponíveis, e 44 Mapas categorizados em três coleções temáticas: Medicinas e Práticas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI/PICS), Promoção da Saúde e COVID-19. O Portal BVS APS mantém expressiva performance, registrando uma audiência de 295 mil usuários, com 422 mil sessões de acesso e 544 mil páginas visualizadas.

  • RE2 – Intercâmbio de experiências em Gestão da Informação e do Conhecimento em saúde, por meio de cooperação nacional e internacional para o aumento da produção, visibilidade, acesso e uso de evidência científica da América Latina e Caribe.

Realizado em abril de 2023, o Webinário Comemorativo dos 25 anos da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) abriu o calendário de atividades programadas para o ano, reunindo mais de 180 integrantes da Rede BVS da Alemanha, Argentina, Belize, Bolívia, Brasil, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Estados Unidos, Guatemala, Guiana, Honduras, Jamaica, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Porto Rico, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela. Na ocasião, também foram lançados o Portal Rede BVS 25 anos e a Vitrine do Conhecimento BVS 25 anos, incluindo a publicação de uma série de 21 vídeos no YouTube, com o depoimento de membros da Rede sobre suas experiências com as BVS de vários países da Região.

Atividades de capacitação e atualização para a Rede de Colaboração também foram conduzidas ao longo do semestre, e tiveram ampla participação de colaboradores e profissionais da informação de todos os países da América Latina e Caribe. Em cinco sessões de capacitação que foram realizadas, houve uma média de 138 conexões por sessão, totalizando aproximadamente 693 conexões de participantes de instituições cooperantes da BVS de 22 países.

  • RE3 – Aplicação da gestão de informação e conhecimento nos diferentes níveis do sistema de saúde, por meio do desenvolvimento de estudos, pesquisas, criação de linhas de investigação, produção e disseminação de conhecimento em saúde digital e telessaúde no SUS.

Focado no tema da Saúde Digital, os resultados alcançados pela BIREME incluem a publicação completa de uma Coleção de Relatos de Experiência em Saúde Digital, com 24 depoimentos de equipes de cuidados em saúde de todo o país. Práticas em saúde digital e telessaúde foram reportadas em temas diversos, como meditação, yoga, arteterapia e Medicina Tradicional Chinesa.

  • RE4 – Sistemas e serviços de saúde fortalecidos para apoiar os processos de gestão da informação e do conhecimento em saúde, bem como para a democratização do acesso e uso da evidência científica.

Trata do componente que prevê uma série de atualizações nos sistemas de informação da BVS e dos registros LILACS, as quais são realizadas de forma regular e permanente para manter e melhorar as operações e projetos em execução. Todas as aplicações e sistemas têm seus códigos-fonte, registros de atividades técnicas e versões disponíveis no GitHub da BIREME.

Destaque também para o processo seletivo e de avaliação de novos periódicos para a LILACS Brasil, que recebeu 15 submissões no semestre. Como resultado das análises e considerações dos membros do comitê na XXIII Reunião do Comitê de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil, quatro periódicos foram aprovados para indexação na LILACS mediante a implementação das recomendações de normalização e do Comitê, e oito não foram aprovados.

O Quarto Termo de Ajuste (TA4) do TC93 tem como objetivo específico a Implementação da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) de populações indígenas em áreas demarcadas. É formado por um resultado esperado, ao qual se contabiliza o número total de ações programadas e finalizadas para o período (1° semestre de 2023):

  • RE5 – Estratégias implementadas para o desenvolvimento e aprimoramento da gestão e mídias, em vários suportes, da informação e do conhecimento visando o aprimoramento da saúde indígena entre outras temáticas em saúde nas Américas.

Em pleno desenvolvimento durante todo ano de 2023, a coleção de fontes de informação da BVS Saúde Indígena já possui três Vitrines do Conhecimento publicadas: Emergência Sanitária no Território Yanomami, Alcoolismo e Infecções Sexualmente Transmissíveis em povos indígenas. O componente também abrangerá, dentre outros, a entrega de produtos e serviços de informação com inovação tecnológica, tais como chatbot, realidade aumentada, podcast e vídeo.

Acesse a Parte II – TC95 para conferir mais informações sobre os Planos de Trabalho Anuais que a BIREME desenvolve em cooperação técnica com o Ministério da Saúde do Brasil.

 

Link de interesse:

Termo de Cooperação nº 93 – Desenvolvimento e aprimoramento do Centro Latino-Americano e do Caribe de informação em Ciências da Saúde (BIREME) no contexto da gestão da informação e do conhecimento na agenda 2030 e saúde universal. (2023) – OPAS/OMS | Organização Pan-Americana da Saúde (paho.org)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *