Neste semestre a BIREME/OPAS/OMS está intercambiando informação e conhecimento com as áreas técnicas do Ministério de Saúde (MS) do Brasil sobre os resultados alcançados pelo Centro em coordenação com o MS e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). Os relatórios técnicos apresentam a situação das entregadas pactuadas nos Termos de Cooperação (TC) 93 e 95, que subsidiam os Planos de Trabalho Bianuais da BIREME.
Compreendem uma série de projetos de gestão da informação e do conhecimento que tem impacto sobre a rede de publicação, organização, acesso e uso da informação científica e técnica na área da saúde, especialmente nas Américas, que buscam facilitar o uso das mais atuais evidências disponíveis nos processos de tomada de decisão clínica e de gestão. Os relatórios também evidenciam o alcance regional das ações do Centro, com atividades, produtos e serviços replicáveis e reutilizáveis nos níveis locais, nacionais e regionais.
Confira, a seguir, destaques selecionados dos produtos e serviços do Plano de Trabalho Anual vigente que foram pactuados no TC 95. Na Parte I desta matéria, você encontra os resultados pactuados no âmbito do TC 93.
Termo de Cooperação nº 95 – Aprimoramento da Gestão da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde do Brasil – SE/MS (2022)
As ações desenvolvidas no âmbito do TC95 derivam de uma parceria com o Departamento de Sistemas e Serviços de Saúde (HSS) da OPAS/OMS, área técnica responsável, em coordenação com o MS do Brasil. Firmado em 2016 com vigência inicial até 2021, foi prorrogado até o ano de 2026, por meio do 8º Termo de Ajuste (TA). Para contribuir com o objetivo geral de “mapear, identificar e analisar processos de gestão no âmbito da Secretaria Executiva (SE) do MS”, a BIREME desenvolve atividades no contexto dos Termos de Ajuste TA6 e TA9, como descrito a seguir.
O TA6 tem como objetivo o desenvolvimento de atividades para o “Aprimoramento da Gestão da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde do Brasil” e o “Fortalecimento da gestão e difusão da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) no Brasil”. A BIREME é responsável pela implementação de duas macroatividades, que incluem melhorias nas operações da rede da BVS, da rede BiblioSUS, e da base de dados LILACS; e o desenvolvimento de produtos de inovação tecnológica para usuários, como as Vitrines do Conhecimento, os Mapas de Evidência e outros.
O TA9, por sua vez, inclui como macroatividades: “Promover o aprimoramento e inovação de ferramentas de informação técnico-científicas em saúde no âmbito do SUS”; e “Promover o aperfeiçoamento da gestão e difusão da BVS no Brasil”. Os resultados mostrados no informe do primeiro semestre incluem fontes de verificação que mostram que as ações de cooperação técnica com a rede e os desenvolvimentos tecnológicos resultaram no aumento significativo dos acessos aos portais das instâncias de BVS e os produtos e serviços de informação e comunicação em saúde.
Ao todo, a contribuição da BIREME ao TC93 está compreendida em 16 atividades que incluem metas especificas para desenvolver, monitorar, executar e aprimorar o uso da informação em saúde, dentre as quais se destacam os seguintes resultados.
– O controle bibliográfico e a qualidade da descrição da literatura científica e técnica do Brasil nas fontes de informação da BVS: Componente robusto que engloba indicadores da contribuição brasileira para as bases de dados geridas no sistema FI-Admin e fontes regionais; as capacitações, cursos e o manual de indexação de documentos segundo a Metodologia LILACS, que contam com atividades desenvolvidas em colaboração com a Rede de Indexadores LILACS, e os cursos disponíveis no Campus Viritual de Saúde Pública da OPAS, Introdução à Comunicação Científica e Comunicação Científica Avançada, que juntos, alcançaram total de 7600 matrículas e mais de 3700 certificações, no primeiro semestre de 2023.
– Serviços de apoio aos usuários da BVS, promovendo acesso e uso de informação técnica e científica no âmbito do sistema de saúde: No primeiro semestre de 2023, foram realizados 649 atendimentos nos canais de atendimento aos usuários da BVS, respondendo dúvidas gerais sobre os serviços de informação, e específicas como, por exemplo, questões relacionadas à pesquisa nas fontes de dados ou o uso de descritores DeCS/MeSH.
– Análises da produção científica brasileira nas fontes de informação da BVS: Análises quantitativas e qualitativas da produção científica do Brasil foram realizadas por meio de estudos de infometria e, de forma indireta, com os Mapas de Evidências desenvolvidos pela BIREME.
Outros resultados do semestre incluem atividades relacionadas à operação e gestão para melhorias na Rede e instâncias BVS Brasil, e nos portais da Rede BiblioSUS, da Rede de Estações BVS e BVS MS. Por fim, são contabilizados os resultados relacionados à comunicação e divulgação dos produtos e serviços, item implementado principalmente por meio do Boletim BIREME, que contabilizou, no período, a publicação de 26 notícias disponíveis em três idiomas (espanhol, português e inglês).
Os avanços, recomendações e lições aprendidas no âmbito dos TC93 e TC95 também subsidiarão o Plano de Trabalho da BIREME 2024-2025, que se encontra em estágio avançado de elaboração e deverá ser finalmente aprovado pela Gestão Executiva da OPAS/OMS antes do final de 2023. Já os informes detalhados das tarefas realizadas nos TC93 e TC95 estarão disponíveis, em breve, na página “Termos de Cooperação (TC) da OPAS/OMS com o Brasil”, onde são publicados e mantidos todos os relatórios.
Link de interesse: