Boletim BIREME n. 84

Research4Life e BVS motivam capacitações na Guiana

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), por meio do Departamento de Evidência e Inteligência para Ação em Saúde (EIH) e do Centro Latino-Americano de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), em coordenação com a OPAS Guiana, concluiu uma capacitação para profissionais de saúde, pesquisadores e bibliotecários. O evento foi realizando em outubro, em Georgetown, e contou com a participação de mais de trinta profissionais locais, promovendo parcerias estratégicas entre a OPAS/OMS, o Ministério da Saúde, a Universidade da Guiana e outros atores.

O treinamento enfatizou o uso eficiente das ferramentas Research4Life (R4L) e a Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), além do banco de dados MedCarib, e explorou também o processo de escrita e submissão para revistas científicas. A equipe de instrutores contou com a participação de Leonard Rhine (R4L), Eliane dos Santos-Pereira (EIH), Marcia Barretto (BIREME), Victoria Cruickshank-Taylor (Caribbean Public Health Agency, CARPHA) e Ayaana Alleyne-Cumberbatch (Universidade das Índias Ocidentais), os quais compartilharam conhecimentos e práticas, destacando a importância dessas ferramentas para impulsionar a produção científica local.

Durante os cinco dias de atividades, os participantes foram envolvidos em dinâmicas participativas, práticas e apresentações, promovendo o uso do Research4Life e BVS no contexto da Guiana. A participação do Representante da OPAS Guiana, Dr. Luis Codina, com o Ministro da Saúde, Dr. Frank Anthony, e a Chefe da Biblioteca da Universidade da Guiana, Gwyneth George, sublinhou o compromisso com a continuidade das iniciativas, e ainda, a nomeação de Guiana, pelos Estados Membros da OPAS, como membro do Comitê Assessor da BIREME para o período 2024-2026.

Entre as principais recomendações e compromissos futuros destacam-se o estímulo ao uso contínuo de Research4Life e BVS, parcerias estratégicas para promover pesquisa e acesso à informação no Caribe, promoção da troca de experiências entre instituições locais e o desenvolvimento de iniciativas para aumentar a produção científica. “A expectativa é manter o engajamento local por meios das reuniões e capacitações em Literacia Digital, Ciência Aberta, Acesso Aberto e Transformação Digital.”, concluem Marcia Barretto e Eliane Pereira.

Os participantes foram convidados a fornecer feedback sobre o curso e seus conteúdos, demonstrando o compromisso contínuo da OPAS/OMS em aprimorar as informações de saúde na Guiana. Em discurso proferido pelo Ministro da Saúde, Dr. Frank Anthony, foi ressaltada a importância de periódicos e bibliotecas virtuais para promover a pesquisa, enquanto Dr. Luis Codina reafirmou o apoio da OPAS/OMS para melhorar a pesquisa na era da saúde digital na Guiana.

Guiana: atuações conjuntas com a BIREME

A Guiana é um país apoiador institucional da BIREME, considerando a sua participação no Comitê Assessor do Centro entre os anos de 2019-2021, e novamente, em 2024-2026. Integrante da Rede MedCarib, o país mantém histórico de cooperação técnica com a BIREME, do qual destacam-se, mais recentemente as ações abaixo listadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *