Boletim BIREME n. 84

BIREME leva minicurso DeCS ao Congresso Saúde em Libras 2023

Entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro de 2023, a cidade de Juazeiro, Bahia, recebeu o II Congresso Brasileiro Saúde em Libras (CBSL), que ocorreu dez anos após sua primeira edição. O evento registrou a participação de 700 inscritos vindos de todas as cinco regiões brasileiras, que se reuniram no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) para retomar a agenda da inserção de Libras em toda a sociedade.

Durante todo o congresso, teve destaque a presença de dois tradutores/intérpretes de Libras que se alternavam no ofício a cada evento, proporcionando acessibilidade e inclusão dos participantes surdos à informação. Outra presença marcante ao longo dos três dias foi a das crianças, que tiveram atividades voltadas especificamente para elas no espaço “Libras Kids”.

Espaço Libras Kids durante o II CBSL.

Durante o primeiro dia, foram ministrados seis minicursos. Dentre eles, o minicurso “Conhecer, acessar e utilizar o DeCS (Descritores em Ciências da Saúde)”, ministrado por Ana Cristina Campos, Analista de Informação na BIREME/OPAS/OMS. Nele, os participantes foram apresentados ao vocabulário controlado DeCS, com ênfase na pesquisa de descritores no site, e de documentos no portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) usando os descritores encontrados. Também foi ensinado como entrar em contato com a equipe do DeCS para sugerir termos, correções e os dados offline. A sessão DeCS contou com a participação de seis congressistas, dentre eles quatro surdos e dois ouvintes.

Participantes do minicurso sobre o DeCS.

A sessão de painéis teve a participação de profissionais, alunos e docentes com a exposição de 100 banners de divulgação científica; trabalhos estes que concorreram à premiação pelo evento. Cada painelista teve dez minutos para a apresentar seu(s) trabalho(s) a um avaliador escolhido pela comissão científica do Congresso. Ana Cristina Campos, representando a BIREME, foi avaliadora de seis apresentações de trabalhos em painéis.

Intérprete de Libras atuando na sessão de painéis do II CBSL.

No período da manhã do último dia do congresso, aconteceu um ciclo de palestras sobre a perspectiva de ter Libras em toda a sociedade, com o objetivo de possibilitar o acesso da Comunidade Surda a temáticas que geralmente não são acessíveis em sua língua.

À tarde, durante a plenária geral de encerramento, a BIREME apresentou novos descritores relativos à temática surda que estarão no DeCS a partir da edição de 2024, resultado da cooperação entre a BIREME e o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UNIVASF.

Ana Cristina Campos comemora a iniciativa: “A incorporação de descritores nesta especificidade linguística favorecerá a busca e a recuperação da literatura sobre os assuntos de interesse, aumentando a visibilidade da produção científica da Comunidade Surda no meio acadêmico com o consequente potencial de fomentar as ações para a implementação de políticas públicas de inclusão e acessibilidade”.

Participação de Ana Cristina Campos, representante da BIREME, na plenária geral do II CBSL.

Os outros integrantes da plenária foram: Prof. Dr. Markus J. Weininger (UFSC), Prof. Dr. Daniel Tenório (UNIVASF) e Prof. Dr. Fabiano Souto (UFPel), que debateram a acessibilidade linguística nos programas de pós-graduação para a comunidade surda brasileira.

O encerramento do II CBSL se deu sob a emoção da revelação dos panelistas premiados, e com a música ao vivo do grupo de percussão Baque Opará, que espalhou alegria entre todos os presentes como a última atividade do congresso.

Ao final do dia, as crianças presentes no Congresso puderam se refrescar em um banho de mangueira proporcionado pelo Corpo de Bombeiros da região.

 

 

Links de interesse:

Site do II CBSL

Univasf realiza II Congresso Brasileiro de Saúde em Libras – Reportagem da TV Universitária Caatinga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *