Para reconhecer os resultados alcançados em 2024, a BIREME promoveu uma atividade para o desenvolvimento do seu pessoal, realizada no dia 10 de dezembro, com o tema “Equipes de sucesso e segurança psicológica”. Conduzida sob a liderança do facilitador Rogério Cortes o encontro reuniu toda a equipe em um dia de integração e reflexão, em clima descontraído. Foi possível fortalecer os vínculos entre o pessoal, promovendo um ambiente colaborativo e inspirador para seguir com confiança no alcance dos desafios de 2025, ressaltou o Diretor João Paulo Souza, em sua fala de abertura do evento.
O programa foi estruturado por conceitos e práticas que incentivaram a troca de experiências e o desenvolvimento de habilidades interpessoais. O estudo Projeto Aristóteles, que investiga “Como construir uma equipe de sucesso”, foi citado para introduzir a temática central e guiar os conceitos trabalhados ao longo do dia. Partindo dessa premissa, os participantes foram convidados a refletir e aplicar práticas essenciais para o fortalecimento do trabalho em equipe, com destaque para a comunicação efetiva e a segurança psicológica.
Em uma fala inspiradora sobre os novos processos implementados e as realizações alcançadas no ano, o Diretor João Paulo Souza destacou: “Foi um bom ano, um ano de agradecimento. Que possamos avançar em nossos caminhos com suavidade, pisando com leveza na aridez e carregando nossos valores, para nos prepararmos para os passos que daremos no próximo ano”. O Diretor agradeceu a presença de todos e reconheceu o trabalho dos organizadores do evento, incluindo o facilitador Rogério Cortes e as gerentes Silvia de Almeida de Valentin e Verônica Abdala, o coordenador Marcos Mori, e Jobar Farias, analista de Recursos Humanos na BIREME.
Conteúdos abordados
Ao longo do dia, Rogério Cortes conduziu o grupo por reflexões e dinâmicas com base em temas essenciais para o desenvolvimento de equipes de sucesso. Foram explorados os seguintes conceitos:
- Segurança psicológica: A crença de que ninguém será punido ou humilhado por expressar ideias, dúvidas ou erros, garantindo um ambiente seguro para a inovação.
- Confiança: A base de relações saudáveis e produtivas, com foco em transparência, empatia e reconhecimento mútuo.
- Comunicação assertiva: A habilidade de expressar ideias e necessidades de forma clara e respeitosa, evitando ruídos e mal-entendidos.
- Feedback: A importância de uma cultura de feedback construtivo e “feedforward”, ou seja, um olhar voltado para o futuro, focado em sugestões e ações que podem ser implementadas para melhorar o desempenho e promover aprendizado contínuo e crescimento.
- Inteligência emocional: A capacidade de identificar, compreender e gerenciar as emoções próprias e de outros, fortalecendo os relacionamentos interpessoais e o trabalho em equipe.
Esses temas foram discutidos de forma prática e aplicados em atividades que estimularam a colaboração, a confiança e o desenvolvimento de soluções conjuntas.
Dramatização: uma atividade que uniu teoria e prática
Um dos pontos altos da oficina foi a atividade de dramatização, dividida em quatro momentos: Primeiro Ato, Segundo Ato, Terceiro Ato e Epílogo Fechamento. Inspirada em situações críticas e típicas do ambiente de trabalho, a dinâmica desafiou os participantes a construírem, em grupo, uma história dramatizada, que foi refinada e incrementada ao longo do dia.
A partir de um cenário inicial que exigia soluções criativas, os participantes incorporaram valores essenciais como comunicação assertiva, feedback, confiança e inteligência emocional. Cada “ato” foi uma oportunidade para aprimorar os diálogos, buscando soluções conjuntas e evoluindo no uso dos recursos de comunicação. O resultado foi apresentado em sketches teatrais de até cinco minutos, nos quais os grupos deram vida a personagens utilizando fantasias, adereços e elementos lúdicos disponíveis no local.
Essa atividade prática promoveu um ambiente descontraído e colaborativo, permitindo que todos os colaboradores participassem ativamente, refletissem sobre suas próprias práticas e enxergassem novas possibilidades de interação e solução de problemas.
Encerramento com palavras de gratidão
Encerrando o encontro, o Diretor João Paulo Souza ressaltou a importância deste momento de transição: “Estamos fechando um ciclo, fechando um ano, e trocando de fase na organização e na etapa da implementação que estamos fazendo internamente. Que possamos carregar esse espírito de segurança psicológica ao longo dos nossos dias, nos preparando para manejar com confiança os desafios de 2025”. O Diretor finalizou com uma mensagem de reconhecimento e votos de boas festas: “Desejo a vocês e às suas famílias Boas Festas e um 2025 com saúde, paz e a esperança de que o próximo ano será ainda melhor.”
Para Silvia de Almeida Valentin, Gerente de Administração e Planejamento, o evento de encerramento reforçou o compromisso da BIREME com o bem-estar e desenvolvimento de suas equipes, promovendo um ambiente de trabalho mais integrado, colaborativo e inovador. “Estamos certos de que a atividade contribuiu com o fortalecimento dos nossos perfis de competências e desenvolvimento profissional, pessoal e humano”, finalizou reiterando os agradecimentos a todos pela participação.