Boletim BIREME n. 93

LILACS anuncia perfil de periódicos em 2024

No dia 5 de dezembro de 2024, a equipe da BIREME realizou um webinário para apresentar os resultados da pesquisa sobre o perfil dos periódicos indexados em LILACS em 2024. O estudo, realizado desde 2021 com os editores das publicações, busca compreender as características e práticas editoriais dessas revistas científicas, promovendo a qualidade e ampliando a visibilidade da produção científica na região. O resultado da pesquisa é apresentado em dois dashboards “Perfil dos periódicos LILACS (2024)” e o “Perfil consolidado dos periódicos LILACS (2021-2024)”. Mais de 100 pessoas de 16 países participaram da sessão online, que teve coordenação e apresentação de Sueli Mitiko Yano Suga, Supervisora de Fontes de Informação Referenciais.

A pesquisa sobre o perfil dos periódicos LILACS é conduzida anualmente e baseia-se em dados autorreferidos fornecidos pelos respondentes. Em sua quarta edição, o levantamento contou com a participação de 252 periódicos de 19 países, representando aproximadamente 28% das 904 revistas indexadas no período da pesquisa. O estudo oferece uma análise de aspectos editoriais e de acesso, fundamentais para o alinhamento às melhores práticas internacionais. Também foram obtidos e analisados os dados de perfil sociodemográfico dos respondentes.

Informação para ação

Os indicadores analisados abrangem desde práticas de Ciência Aberta até diretrizes éticas e diversidade linguística. Como inovação, a coordenadora Sueli Suga propôs sugestões de melhoria editorial a partir dos dados coletados, oferecendo recomendações práticas para apoiar os editores na adoção de padrões de excelência. “Para cada indicador analisado, nossa apresentação continha uma seção intitulada ‘Informação Para Ação’, que trazia propostas e sugestões de desdobramentos projetados para o fortalecimento do periódico em suas políticas e práticas editoriais e, por consequência, maior aderência aos critérios de seleção e permanência de periódicos da base de dados LILACS”, explicou Sueli. Entre as recomendações, está a adesão à iniciativa LILACS-Express, que agiliza a disseminação dos artigos recém-publicados, propiciando rápida exposição dos resultados de pesquisa ao público para possibilitar uso e impacto na pesquisa, políticas e práticas de saúde.

Entre os destaques da edição 2024 podem ser citados a predominância de periódicos indexados na área de Medicina, evidenciando a relevância desse campo na região, e o crescimento do número de periódicos que adotam a prática de revisão por pares aberta, uma tendência global orientada para promoção da Ciência Aberta.

O perfil dos respondentes do estudo foi investigado pela primeira vez e a maioria deles ocupa o cargo de editor-chefe, com predominância de mulheres, doutores e uma faixa etária concentrada entre 40 e 60 anos. De acordo com Sueli Suga, “a pesquisa sobre esses fatores foi impulsionada a partir da capacitação em ‘Boas Práticas’ realizada ao longo do ano, e que incluiu uma sessão específica sobre a integração dos princípios Diversidade, Equidade e Igualdade nos fluxos e políticas editoriais”.

Para Sueli Suga, “Esses resultados são mais que um retrato estático; eles oferecem diretrizes para fortalecer a qualidade editorial dos periódicos em saúde na América Latina e no Caribe”. Sueli também destacou que o estudo proporciona uma base para reflexão sobre o uso de boas práticas editoriais, como a adoção de modelos de Ciência Aberta e a integração de políticas alinhadas a um cenário global em transformação.

Coautora do estudo, a bibliotecária na área de Produtos e Serviços de Informação, Angélica de Souza Alves de Paula, complementou: “As visualizações oferecem muitas possibilidades, como por exemplo, alunos podem decidir sobre em qual revista publicar seu manuscrito, editores podem verificar o status da sua revista em relação às outras de seu pais ou área temática, também pode ser utilizado por pesquisadores da comunicação cientifica, enfim há muitas possibilidades para explorar, e pedimos que, caso publiquem editoriais em suas revistas, realizem estudos ou artigos utilizando este material,, nos informem para que possamos difundi-los também”.

A pesquisa sobre o perfil dos periódicos LILACS 2024 foi coordenada por Sueli Mitiko Yano Suga, com participação de Angélica de Souza Alves de Paula, Sérgio Skrol Salustiano da Silva, Fhillipe de Freitas Campos, Denise Freitas Andrade e Ana Kátia Camilo e, em anos anteriores, Juliana Gonçalves dos Reis e Fernando Medeiros (in memorian). O time atuou em diversas etapas, como conceptualização, metodologia, curadoria de dados, visualização e desenvolvimento dos dashboards, consolidando-se como um trabalho colaborativo e multidisciplinar.

Para saber mais, assista à apresentação do estudo disponível no YouTube e explore os dashboards interativos publicados no site da LILACS: Perfil dos periódicos LILACS (2024) e o Perfil consolidado dos periódicos LILACS (2021-2024).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *