Boletim BIREME n. 97

DeCS Edição 2025 está disponível

O tesauro multilíngue Descritores em Ciências da Saúde/Medical Subject Headings (DeCS), mantido pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde da Organização Pan‑Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde (BIREME/OPAS/OMS), incorporou 206 novos descritores em sua atualização 2025, 192 provenientes do MeSH e 14 inseridos nas categorias exclusivas do DeCS. A versão mais recente foi disponibilizada para consulta em 28 de março de 2025.

Com crescimento de 0,8 % em relação à edição anterior, o DeCS reúne cerca de 735 mil termos (descritores e sinônimos) em quatro idiomas, permanecendo como vocabulário de referência para organização e recuperação da literatura científica e técnica em saúde.

Principais mudanças da edição 2025

Categorias com maior número de novos descritores

  • L – Ciência da Informação … 45
  • D – Compostos Químicos e Drogas … 44
  • C – Doenças … 19
  • N – Assistência à Saúde … 19
  • E – Técnicas e Equipamentos Analíticos, Diagnósticos e Terapêuticos … 16
  • F – Psiquiatria e Psicologia … 13
  • SP – Saúde Pública … 12
  • I – Antropologia, Educação, Sociologia e Fenômenos Sociais … 8
  • G – Fenômenos e Processos … 6
  • M – Denominações de Grupos … 6

Projetos especiais DeCS e MeSH

A edição 2025 ajusta o vocabulário em sintonia com debates sobre tecnologia e inclusão. A categoria L – Ciência da Informação ampliou a temática de inteligência artificial, incorporando descritores como Inteligência Artificial Generativa; Modelos de Linguagem de Grande Escala e Redes Generativas Adversariais, termos presentes em estudos sobre algoritmos de criação de texto e imagem.

A terminologia relacionada a gênero e sexualidade também foi revisada. Expressões como Gestantes de Substituição e Cirurgia de Afirmação de Gênero substituem denominações anteriores, alinhando o DeCS a recomendações internacionais de linguagem inclusiva.

Em parceria com especialistas da BVS Enfermagem, a atualização introduz descritores que tratam da profissão como prática social e do processo de trabalho em saúde, bem como alterações em notas de escopo e inclusão de diversos sinônimos a descritores já existentes.

A categoria Homeopatia teve concluída a revisão iniciada em 2022, com uma reorganização hierárquica. Os medicamentos passaram a ser classificados pela origem, animal, vegetal, viral ou bacteriana, o que simplifica a pesquisa por tipo de matéria‑prima.

Atendendo a sugestões de usuários, as categorias exclusivas do DeCS passaram a contemplar descritores estratégicos para a Saúde Pública, como Abrigo para Pessoas com Transtornos Psiquiátricos, Epizootia, Taxa de Abandono Vacinal e Eventos Supostamente Atribuíveis à Vacinação e para a Vigilância em Saúde, como Baciloscopia. As inclusões reforçam a importância do diálogo contínuo com indexadores, pesquisadores e profissionais de saúde, cujo retorno mantém o tesauro alinhado às demandas de informação da prática e da pesquisa.

Webinário de lançamento

Transmitido ao vivo em 3 abril 2025, o webinário de apresentação da edição 2025 reuniu 193 participantes de 16 países. O público foi majoritariamente do Brasil (112 participantes; 58 %), seguido por Colômbia (19; 10 %), Argentina (15; 8 %) e Honduras (13; 7 %). Participaram ainda representantes de Angola (1), Bolívia (3), Chile (2), Costa Rica (3), El Salvador (6), Guatemala (4), México (1), Panamá (1), Peru (4), República Dominicana (3), Uruguai (5) e Venezuela (1).

O evento contou com exposições de Josilaine Oliveira Cezar (PUC-PR), Ana Cristina Espindola Campos e Luciana Piovezan Rio Branco (ambas da BIREME/OPAS/OMS), que abordaram aplicações do DeCS, detalhes da atualização 2025 e retrospectiva da edição 2024.

A edição 2025 do DeCS reafirma o compromisso da BIREME em manter o tesauro alinhado à evolução do conhecimento científico e às demandas terminológicas da Região. Veja mais informação da atualização anual em Edição 2025 – DeCS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *