Boletim BIREME n. 99

Cooperação técnica com países do Caribe fortalece informação em saúde

A atuação da BIREME/OPAS/OMS no Caribe esteve em destaque nas últimas semanas, consolidando a cooperação técnica com países da região em prol do fortalecimento dos sistemas de saúde e da ampliação do acesso à informação científica e técnica produzida pelos países da Região. Em foco, as atividades foram realizadas em junho em Curaçao e em maio, em Trindade e Tobago. Confira os detalhes.

Participação estratégica da BIREME no ACURIL 2025

No dia 4 de junho, a BIREME participou remotamente de uma pré-conferência ao evento anual realizado pela Associação de Bibliotecas Universitárias, de Pesquisas e Institucionais do Caribe (ACURIL, por sua sigla em inglês), realizado este ano em Curaçao. Márcia Barretto, Coordenadora de Infraestrutura de TI da BIREME, integrou a mesa redonda sobre Biblioteca Virtual em Saúde, dedicada ao tema “Aproveitando a literatura cinzenta para o fortalecer sistemas de saúde: uma abordagem colaborativa para combater doenças transmitidas por mosquitos no Caribe”, organizada em parceria com a Agência Caribenha de Saúde Pública (CARPHA).

O encontro virtual, presidido por Ayaana Alleyne Roberts, enfatizou a relevância da colaboração entre instituições regionais para enfrentar desafios comuns de saúde pública, como as doenças transmitidas por mosquitos. A contribuição técnica da BIREME foi reconhecida positivamente pelos organizadores, destacando a expertise do Centro no apoio à gestão e disseminação da informação científica e técnica em saúde.

Esta é a 54ª edição da Conferência da ACURIL, tradicional evento anual que reúne especialistas e profissionais das áreas de bibliotecas, museus e arquivos do Caribe. A programação de 2025 foi estruturada sob o tema “Humanidades Digitais: Conectando o Caribe através de Arquivos, Museus e Bibliotecas”, abrangendo tópicos críticos e contemporâneos em torno de quatro eixos temáticos principais: Preservação digital, Identidade e descolonização do patrimônio caribenho; Tecnologias inovadoras, engajamento público e tendências emergentes; Colaboração, educação e desenvolvimento de capacidades; e Sustentabilidade, resiliência e financiamento na Era Digital.

Oficina presencial de registros bibliográficos com a CARPHA

Entre os dias 27 e 29 de maio de 2025, a BIREME conduziu uma oficina presencial em Trinidad e Tobago, focada na capacitação de profissionais da região para o uso do FI-Admin, uma ferramenta desenvolvida pelo Centro para gestão de bases bibliográficas. A atividade foi coordenada por Márcia Barretto como parte da iniciativa apoiada pela União Europeia, no âmbito do Programa de Apoio ao Fortalecimento dos Sistemas de Saúde para a Prevenção e Resposta a Surtos de Zika e Outras Doenças Transmitidas por Mosquitos no Caribe, cuja agência executora é a CARPHA.

O treinamento reuniu 25 participantes de oito países membros da CARPHA: Anguilla, Antígua, Ilhas Virgens Britânicas, Ilhas Cayman, Dominica, Granada, Santa Lúcia e São Vicente; além de profissionais de Trinidad e Tobago da Universidade das Índias Ocidentais, do College of Science, Technology and Applied Arts of Trinidad and Tobago (COSTAATT) e da Autoridade do Sistema Nacional de Bibliotecas e Informação (NALIS). Durante três dias, the participantes foram capacitados em temas como gestão e classificação de registros bibliográficos, uso de vocabulários controlados (DeCS), interoperabilidade de dados e melhores práticas na curadoria da informação.

Esta iniciativa faz parte de uma estratégia mais ampla para aprimorar a qualidade e a quantidade dos registros bibliográficos regionais, fortalecendo assim o acervo da base de dados MedCarib, um repositório fundamental da literatura em saúde do Caribe.

A missão de Marcia Barretto ao país incluiu ainda uma visita oficial ao escritório da Representação da OPAS/OMS em Trinidad e Tobago (PAHO/WHO TTO), onde se reuniu com Shellon Bovell, Assessora de Serviços e Sistemas de Saúde (HSS) e Representante Interina, e Ayaana Alexander, ponto focal de HSS para a BIREME, para tratar do desenvolvimento e manutenção de produtos e serviços de informação para o país.

Articulação e próximos passos

Além da capacitação, a missão da BIREME em Trinidad e Tobago incluiu reuniões com a equipe da OPAS/OMS no país para alinhar estratégias voltadas ao desenvolvimento e manutenção de produtos e serviços de informação de interesse nacional, como o aplicativo e-BlueInfo e novas soluções para tomada de decisão baseada em evidências.

Entre as recomendações do encontro, destacam-se a ampliação do uso do FI-Admin entre os Estados Membros da CARPHA, o fortalecimento da rede MedCarib e a atualização do portal Carpha EvIDeNCe, com ênfase no compartilhamento de informações sobre Zika e outras doenças transmitidas por mosquitos.

Compromisso com a informação para ação em saúde

O Caribe representa uma região estratégica para a OPAS e a BIREME, considerando as particularidades epidemiológicas e os desafios em saúde pública, sobretudo relacionados a doenças transmitidas por mosquitos, como Zika, dengue e chikungunya. A OPAS e a BIREME têm avançado em sua missão de fortalecer a capacidade dos países do Caribe e da América Latina em resposta a esses desafios, por meio de capacitações técnicas, promoção da cooperação regional e desenvolvimento de soluções inovadoras em gestão de informação e evidências científicas. Esse compromisso é fundamental para assegurar respostas rápidas e eficazes às ameaças emergentes de saúde pública, contribuindo para a segurança sanitária e a melhoria da qualidade de vida das populações da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *