Convocados pela Comunidade de Prática da Biblioteca Virtual em Saúde de Porto Rico, representantes das Bibliotecas Virtuais do Caribe se reuniram para celebrar o cinquentenário do Centro y o papel de BIREME na disseminação da informação em saúde através da BVS no marco da Conferencia Anual de la Asociación de Bibliotecas Universitarias, de Investigación e Institucionales del Caribe (ACURIL 2017), cujo tema central este ano foi “Pesquisa Multidisciplinar no Caribe”.
O evento foi uma oportunidade para apresentar as instâncias da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) desenvolvidas nos países do Caribe, como Cuba, Guiana, República Dominicana, Trinidade e Tobago e Porto Rico. A celebração foi aberta pelo Dr. Raul Castellanos-Bran, Coordenador da OPAS/OMS em Porto Rico, que enviou uma saudação especial à equipe da BIREME pelo seu 50º aniversário e um agradecimento por toda a colaboração técnica que tem dado a Porto Rico, mencionando igualmente a coincidência da data com o 25º aniversário da criação do Escritório de Coordenação da OPAS/OMS naquele país. O Secretário da Saúde, Dr. Rafael Rodríguez Mercado, foi representado pelo Dr. Roberto Rosso Quevedo, que enfatizou a importância da BIREME na formação de profissionais de informação em saúde e comentou sobre a BVS Porto Rico.
Da mesma forma, vários participantes expressaram a satisfação que sentiram por trabalhar com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde e reconheceram as potencialidades do Centro para trabalhar com seus países; enfatizou-se igualmente a fortaleza de todo o trabalho em informação que reside na construção das Redes. São apresentados a seguir alguns dos depoimentos relacionados com o cinquentenário da BIREME:
Carmen M. Santos-Corrada, Coordenadora da BVS Porto Rico, expressou “a BIREME criou regras, pautas e realizou um trabalho social extraordinário ao organizar e dar aceso à informação publicada pelos nossos países”.
Ernesta Greenidge, chefe da Biblioteca de Ciências Médicas da Universidade das Índias Ocidentais de Trinidad e Tobago, afirmou: “É um prazer felicitar a BIREME pelos 50 anos de excelência em serviços de informação em saúde. É uma satisfação termos sido assistidos tanto com a Biblioteca Virtual em Saúde de Trinidad e Tobago, quanto com a base de dados MedCarib, que abrange os países de língua inglesa no Caribe e o Suriname. Meus parabéns a BIREME e somos gratos pela assistência prestada durante todos estes anos.”
A BIREME esteve representada pelo seu Diretor, o Dr. Diego González Machín, que apresentou a palestra “Um olhar na trajetória da BIREME em seus 50 anos”. O Dr. González destacou os avanços e desafios que este Centro especializado da OPAS/OMS enfrentou para cumprir sua missão de democratizar o acesso à informação, ao conhecimento e à evidência científica em prol da saúde dos habitantes da América Latina e Caribe.
Em 8 de junho de 2017, convocados pela Dra. Luisa Vigo-Cepeda, da Secretaria Executiva da ACURIL, os participantes se reuniram para discutir a “Declaração da ACURIL em San Juan de Porto Rico”, cujo principal objetivo é promover que nos eventos da ACURIL realizados todos os anos haja uma reunião das instancias de BVS do Caribe com a participação de BIREME e que os resultados dessas reuniões sejam levados aos Congressos Regionais de Informação em Ciências da Saúde (CRICS) organizados pela BIREME periodicamente.
Para finalizar a missão, o Diretor da BIREME, Dr. González Machín, acompanhado pelos funcionários da OPAS/OMS no país, Dr. Castellanos e Samira Sánchez Alemán, analista de planejamento, realizaram reuniões com a Dra. Irma I. Quiñones Maurás, Diretora da Biblioteca Conrado Asenjo, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Porto Rico, que opera como Centro Cooperante da BVS Porto Rico, com o Dr. Hiram V. Arroyo, Diretor do Centro Colaborador da OPAS/OMS para a Capacitação e Pesquisa em Promoção da Saúde e Educação para a Saúde, e finalmente com a Subsecretaria de Saúde, Dra. Concepção Quiñones de Longo, que manifestou: “Neste momento Porto Rico tem grandes desafios e precisamos da cooperação dos nossos colaboradores e parceiros. Esta administração tem a intenção de fortalecer as relações com a OPAS e espera que possam ser estruturados projetos baseados nas nossas realidades atuais; neste sentido, o componente de gestão da informação é fundamental e desejamos continuar estreitando nossas relações com a BIREME/OPAS/OMS”.