Com o objetivo de manter fortalecidas as relações institucionais da BIREME/OPAS/OMS com órgãos do Governo Federal no campo da informação científica e técnica em saúde, o Diretor João Paulo Souza realizou intercâmbios recentes, em especial com as contrapartes nacionais do Ministério da Saúde, um dos principais apoiadores institucionais da BIREME como Centro Especializado da OPAS/OMS no Brasil para a Região da América Latina e Caribe.
Avançar nos trâmites de acordos e projetos em fase final de formalização, e explorar oportunidades estratégicas para o desenvolvimento sustentado de produtos e serviços de informação também estiveram em foco considerando Termos de Cooperação estratégicos tanto para o fortalecimento institucional da BIREME quanto para atender as prioridades de informação em saúde no Brasil.
O Secretário-Executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, esteve na BIREME/OPAS/OMS em São Paulo, em 20 de setembro. Em diálogo com o Diretor João Paulo e a equipe de liderança, foram discutidas as prioridades atuais do Sistema Único de Saúde (SUS) e possíveis sinergias com os produtos e serviços de informação desenvolvidos pela BIREME, de abrangência regional, e oportunidades de cooperação técnica para transformação digital, telessaúde, mapas de evidências, observatórios de indicadores e redes de informação em saúde.
O potencial de colaboração com a BIREME em iniciativas como a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e no apoio à preservação e continuidade de conteúdos digitais estratégicos, incluindo experiências acumuladas durante a pandemia, foram reconhecidos pelo Secretário-Executivo. O Diretor da BIREME ressaltou a dimensão e o impacto da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): “A BVS reúne cerca de 9 milhões de registros e alcança mais de 50 milhões de acessos anuais, consolidando-se como um dos principais instrumentos de disseminação de informação científica em saúde na Região”.
Na oportunidade, João Paulo Souza reforçou também os componentes de atuação regional e global da BIREME: “A cooperação técnica da BIREME alcança atualmente mais de 30 países, com metodologias comuns para bibliotecas virtuais, vitrines de conhecimento e mapas de evidências, que permitem comparar políticas e experiências de saúde entre países”.
Proximamente, no di 10 de outubro, está programado o lançamento do novo portal da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde (BVS MS) desenvolvido pela BIREME/OPAS/OMS com a Coordenação-Geral de Documentação e Informação (CGDI)/Subsecretaria de Assuntos Administrativos/Secretaria Executiva do Ministério da Saúde (CGDI/SAA/SE/MS) no contexto das ações comemorativas dos 25 anos da CGDI e dos 35 anos do SUS. A virtualização das exposições do túnel do Ministério da Saúde será uma iniciativa a ser planejada e desenvolvida com o apoio da BIREME para o Ministério, acordos institucionais em curso. Além disso, novos e inovadores projetos foram discutidos em 17 de setembro, em Brasília, com João Paulo, Diretor da BIREME, Adriano Massuda, Secretário Executivo, Sinval Alan Silva, Subsecretário SAA e Eva Patrícia Lopes, Coordenadora da CGDI do Ministério da Saúde.
Também em Brasília, em 16 de setembro, na Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI), que subsidia termo de cooperação específico com a OPAS/OMS para o qual a BIREME coopera, João Paulo se reuniu com Ana Estela Haddad, Secretária da SEIDIGI, que considerou positivos os desenvolvimentos em curso dos produtos de informação “Nova Segunda Opinião Formativa (SOF)”; “Ajudas Decisionais” e “Plataforma SUS Digital”. O fortalecimento institucional e a escalabilidade de produtos foram temas também em pauta.
Na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/ME), com a Secretária Zara Figueiredo, o Diretor da BIREME tratou sobre a possibilidade da integração de saberes tradicionais e o desenvolvimento de novas plataformas digitais de informação inclusive como ação intersetor da saúde e a educação. O encontro foi realizado em Brasília, no dia 15 de setembro.
As contrapartes nacionais concordam que os produtos e serviços de informação da BIREME são recursos estratégicos para apoiar na formulação de políticas públicas, ampliar a eficiência na implementação das ações prioritárias e tornar ainda mais efetiva e estratégica a cooperação técnica entre o Ministério da Saúde, a OPAS e a BIREME em prol do fortalecimento do SUS e do acesso à informação em saúde na Região.