Boletim BIREME n° 11

LILACS – trabalhar em rede para promover o aumento de sua qualidade e visibilidade

Os coordenadores de redes discutem e avaliam os processos de seleção das revistas que ingressam na LILACS e contribuem para ampliar a visibilidade da literatura publicada na Região Latino-Americana e do Caribe (LA&C), que continua sendo de difícil acesso para os pesquisadores, profissionais de saúde e tomadores de decisão.

Dessa maneira, LILACS promove a consolidação e padronização dos critérios de seleção e dos processos de avaliação de revistas publicadas na AL&C através de uma agenda regular de reuniões virtuais com os coordenadores das redes nacionais e temáticas. O objetivo principal é fortalecer o controle bibliográfico da literatura e ampliar a qualidade, visibilidade e impacto das revistas indexadas em LILACS, bem como melhorar os processos de gestão da colaboração em nível das redes nacionais e temáticas.

Com o trabalho realizado, cada Coordenador de rede está revisando e atualizando os critérios de seleção de revistas de seu país ou área e implementando ou ajustando o processo de avaliação e seleção das revistas de acordo com seu cenário científico, prioridades de pesquisa e compatibilidade com os critérios gerais de LILACS.

Este é o caso do trabalho realizado pelo Comitê de Avaliação e Seleção da LILACS Brasil, que revisou os critérios nacionais para incluir atualizações como, por exemplo, a adoção de guias de publicação de resultados científicos preconizados pela rede EQUATOR e a adoção do registro em sistemas identificadores persistentes para autores como ORCID. Os critérios foram amplamente discutidos e a versão atualizada foi publicada em julho de 2017, garantindo a transparência do processo de seleção e avaliação de revistas no Brasil.

lilacs_ptOutro fato importante foi a consolidação para os coordenadores nacionais de que a coordenação da BVS Enfermagem é responsável pela avaliação e seleção de revistas de enfermagem para indexação em BDENF e LILACS em âmbito regional.

No caso da Colômbia, como outro exemplo, foi realizada a convocação e criação do comitê científico nacional, integrado por pares acadêmicos de reconhecido prestígio conforme qualificação de COLCIENCIAS, cuja função principal é avaliar a qualidade das publicações que serão indexadas na BVS Colômbia e em LILACS.

Como os anteriores, há muitos exemplos que poderiam ser mencionados, conforme declara Sueli Mitiko Yano Suga, Supervisora de Fontes de Informação Referenciais, que enfatiza que “após a finalização do processo em cada país, os critérios gerais de LILACS também serão atualizados para garantir sua uniformidade, bem como serão revistos os processos de avaliação e seleção para LILACS. Além disso, manifestou que LILACS continua avançando em seu papel de reduzir a brecha de conhecimento na área de saúde e promover a visibilidade da ciência da América Latina e Caribe”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *