El Internacional Advocacy Program (IAP) da International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA), está realizando workshops no mundo inteiro para mobilizar os profissionais da informação a trabalharem com a Agenda 2030.
Nesse cenário, foi realizado o 27º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD), de 17 a 20 de outubro de 2017, em Fortaleza, Ceará, com o tema central “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas: como os bibliotecários podem contribuir com a implementação da Agenda 2030”.
Realmente, as bibliotecas precisam deixar de lado o estereótipo de que são espaços para o armazenamento de livros. Bibliotecas são associações estratégicas para o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). A IFLA selecionou exemplos que permitem constatar que as bibliotecas contribuem para o desenvolvimento da sociedade e no Congresso foram apresentados exemplos inspiradores de programas e projetos que já foram implantados e podem transformar vidas.
A BIREME participou ativamente do Congresso representando o setor de saúde, especialmente em uma sessão sobre “a contribuição das bibliotecas para o cumprimento dos ODS – informação para a tomada de decisões que contribuam para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, na qual foi apresentada uma visão sobre os ODS na Agenda 2030 a partir de uma perspectiva regional (América Latina e Caribe), nacional e municipal, com exposições do diretor da BIREME, Dr. Diego Gonzalez, da representante do Ministério da Saúde do Brasil, Shirlei Rodrigues e da Secretária Municipal de Saúde de Fortaleza, Maria Cláudia de Freitas Lima.
Na verdade, nas diferentes atividades do evento evidenciou-se que as funções da biblioteconomia e das ciências da informação podem ser empoderadas para a adoção e implantação de programas e linhas de ação em favor dos ODS de acordo com as condições e prioridades nacionais, o que requer dinamismo e flexibilidade da biblioteca para promover a contextualização e interoperabilidade de fontes de informação por tópicos, localidades e públicos a fim de superar as desigualdades de informação, segundo a declaração de Abel Packer (ex-Diretor da BIREME) em seu artigo sobre os 50 anos da BIREME no blog SciELO em Perspectiva.
Na apresentação feita pelo Diretor do BIREME, Dr. Diego González, ele teve a oportunidade de mostrar a Agenda 2030 das Américas (ASSA2030) que foi aprovada na 29ª Conferência Sanitária Pan-Americana, que ocorreu em Washington, D.C., EUA, de 25 a 29 de Setembro 2017. O Dr. González enfatizou dois dos objetivos que aparecem explicitamente para alcançar a visão do ASSA2030: um deles relacionado ao fortalecimento dos sistemas de informação para a saúde, a fim de apoiar a formulação de políticas e a de decisões baseadas em evidências e a outra com o desenvolvimento de capacidades para geração, transferência e uso de evidências e conhecimentos de saúde, promovendo pesquisa, inovação e uso de tecnologia. Para terminar com o Dr. González, ele expressou o papel importante do bibliotecário em todos os níveis no âmbito da Agenda 2030, num contexto de trabalho intersetorial.
Mais informação:
Página da IFLA sobre o tema – Libraries, Development and the United Nations 2030 Agenda (em inglês)
International Federation of Library Associations and Institutions – Toolkit: Libraries and implementation of the UN 2030 Agenda (em inglês)
Documento da FEBAB – Federação Brasileira de Associação de Bibliotecários – As Bibliotecas podem promover a implementação da agenda 2030 (em português)