A BIREME, como Centro Especializado da OPAS/OMS, trabalha com sua rede de instituições cooperantes em estreita coordenação com as Representações da OPAS/OMS nos países. Na gestão atual se procurou obter uma maior aproximação com estas Representações, participando de reuniões técnicas com o diretor e os colaboradores do Centro. Durante 2017, foi possível realizar intercâmbios com as equipes técnica das Representações do Brasil, Cuba, Panamá, Argentina, Colômbia, Equador, Peru e Paraguai.
No início de 2018, a BIREME participou da reunião do Grupo de Coordenação Programática Ampliado (GPA) da OPAS/OMS no Brasil, realizada em 24 de janeiro e presidida pela Dra. Maria Dolores Perez-Rosales, Representante Adjunta e Coordenadora do Grupo, acompanhada pelo Dr. Joaquín Molina, Representante da OPAS/OMS Brasil. O objetivo principal da reunião foi a apresentação das principais conquistas, desafios e lições de 2017 de cada unidade técnica da Representação e centros especializados, enfatizando a projeção do trabalho para 2018.
Na oportunidade, a BIREME esteve representada pelo seu diretor, o Dr. Diego González, que apresentou as conquistas do Centro em nível regional, enfatizando as que foram alcançadas no Brasil, especialmente no âmbito dos termos de cooperação. Também apresentou os desafios para 2018 nas quatro iniciativas em que o centro trabalha: Gestão da Informação e Conhecimento, Inteligência em Informação em Ciências da Saúde, Serviços de Informação e Liderança e Gestão. Nesse sentido o Dr. González mencionou algumas prioridades a serem abordadas pelo Centro: (1) Responder aos compromissos assumidos no âmbito dos Termos de Cooperação (TC) em andamento, como o Mais Médicos, Recursos Humanos em Saúde, e etc.; (2) Colocar em andamento as ações já acordadas em outros projetos e TC, como os da Gestão de Informação Científica eTécnica em Saúde com a CGDI/MS, ANVISA, FUNASA e com os Termos de Cooperação Descentralizados (Tocantins); (3) Fortalecer as parcerias com os três níveis de governo (Municipal, Estadual e Federal); (4) Reposicionar a rede de centros cooperantes da BIREME; (5) Continuar contribuindo em eventos importantes com a OPAS Brasil e Ministério da Saúde; (6) Explorar novas oportunidades no âmbito dos Termos de Cooperação descentralizados.
A Dra. Dolores Perez-Rosales, Representante Adjunta da OPAS/OMS Brasil e Coordenadora do GPA, mencionou: “Este é um importante espaço de interação e trabalho conjunto entre as Unidades Técnicas entre si e com os Centros Especializados, PANAFTOSA e BIREME; podemos identificar pontos convergentes no desenvolvimento de ações de cooperação no Plano de Trabalho Bianual da OPAS/OMS Brasil, bem como no âmbito dos Termos de Cooperação Descentralizados junto aos estados”.
Sobre o Grupo de Coordenação Programática da OPAS/OMS Brasil
O GPA é constituído por representantes das áreas programáticas e técnicas que integram a Representação da OPAS Brasil, cujo principal objetivo é promover a troca de informações administrativas, técnicas e estratégicas, estimulando a integração entre as áreas e o trabalho interprogramático no desenvolvimento das ações de cooperação técnica.
Este espaço também é utilizado para aprofundar assuntos e questões emergentes que possam impactar na organização e funcionamento do Sistema Único de Saúde do país e, portanto, nas ações desenvolvidas em parceria com a Organização.
O GCP tem uma agenda mensal de reuniões, coordenadas pela Representante Adjunta, Dra. Maria Dolores Pérez-Rosales, com uma pauta previamente definida a partir das prioridades identificadas pelo Gabinete ou sugeridas pelas unidades. Participam dessas reuniões o Representante, Dr. Joaquín Molina; Coordenadores e Autoridades Nacionais de Unidades Técnicas; Representante de Programas; a Assessora do Representação; a Administradora da Representação; Compliance Officer; Administrador; Representantes de Logística e Compras, Finanças, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação e Monitoração; Assessora do Gabinete da Representante Adjunta e Secretária da Representante Adjunta.
Bimestralmente, o GCP assume um caráter ampliado com a incorporação dos representantes dos Centros Regionais Especializados, BIREME e PANAFTOSA, e os Consultores Nacionais.