O que observamos na atualidade é um intenso diálogo no nível mundial sobre acessibilidade, reprodutibilidade e rigor da investigação em saúde. Este diálogo está, de igual modo, alinhado com a necessidade de identificar maneiras sustentáveis de expandir a investigação em saúde e de gerar resultados aplicáveis ao bem-estar social.
Neste tema a Ciência Aberta ocupa um lugar de destaque no cenário da informação em saúde. A abertura do processo científico tem um impacto direto na sociedade e no cidadão, potencializando novas linhas de investigação e avanços no campo da saúde.
A BIREME, em consonância com o desenvolvimento da cultura digital, trabalha na disponibilização da informação em rede, alinhada à participação de uma ampla base de contribuidores potenciais. O Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS), em sua 10° edição, que ocorrerá em São Paulo de 4 a 6 de dezembro, pretende ser um potencial espaço de reflexão e debate. Este evento busca apresentar novas oportunidades de pesquisa e de inovação em sistemas de saúde.
Nesse contexto a XIII Jornadas da Associação Portuguesa de Documentação e Informação da Saúde – APDIS, apresentou como tema de debate: “Bibliotecas da Saúde: da Ciência Aberta à Investigação e Prática Clínica”, que ocorreu nos dias 14 a 16 de março, na Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa em Lisboa – Portugal, reunindo cerca de 1.500 participantes.
As Jornadas APDIS que se realizam de forma regular e com bastante sucesso desde 1993, têm uma expressão cada vez mais internacional, nomeadamente com a participação de especialistas oriundos da Europa, América Latina, África e EUA. As Jornadas APDIS promovem o encontro, a troca e a atualização de conhecimentos e de experiências por bibliotecários, investigadores, profissionais de saúde e demais áreas afins às ciências da saúde. No programa, foram apresentadas as seguintes abordagens: Dados abertos, Gestão de dados, e-Learning e Literacia da informação.
A BIREME esteve representada pela colaboradora Elisabeth Biruel, que apresentou os seguintes trabalhos: Planejamento educacional na modalidade online aplicado a área da saúde: relato de experiência, e A importância da LILACS na América Latina, Caribe e no mundo.
As Jornadas da APDIS são uma oportunidade para os bibliotecários e demais profissionais de informação das ciências da saúde de atuar na geração de conhecimento científico de maneira colaborativa e sustentável.