O Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS) é um congresso inovador na área de informação em ciências da saúde desde 1992. A série CRICS é coordenada pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (BIREME/OPAS/OMS). Em sua 10ª edição (CRICS10), o evento abordará temas como gestão do conhecimento, ciência aberta, gestão da informação, inovação em tecnologias da informação e comunicação, decisões informadas por evidências, intersetorialidade e comunicação científica e suas aplicações para o avanço da pesquisa, educação e sistemas de saúde.
O programa científico está sendo construído com o apoio de seu Comitê Científico, que é formado por renomados especialistas nos temas que serão abordados, e que buscará identificar e escolher profissionais de expressão em um ou mais dos eixos temáticos do Congresso, considerando o alinhamento com o tema principal do CRICS10: “Rumo ao Alcance da Agenda 2030: Contribuições da evidência e do conhecimento”.
Serão três conferências magistrais e sete mesas redondas, com espaço para o debate com os participantes do Congresso, que será realizado entre os dias 4 e 6 de dezembro deste ano em São Paulo, no Centro de Convenções Rebouças.
Embora ainda na fase de interação com os potenciais conferencistas do CRICS10, especialmente para definição da abordagem de suas apresentações, já podemos adiantar que o programa será bastante eclético, com palestrantes do Brasil e outros países da América Latina, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Suíça, Espanha, Portugal e outros, que trarão reflexões embasadas em suas pesquisas e experiências. Vejam algumas das apresentações que estão no Programa do CRICS10:
- Agenda 2030 na AL&C: quais são asconexões entre o saber e o fazer? Será a conferência magistral apresentada pela Dra Verónica Espinoza, do Equador, que abrirá o evento.
- Agenda 2030 no Brasil: que contribuições a ciência pode oferecer?Será a conferência magistral do Dr Henrique Villa da Costa Ferreira.
- A terceira conferência magistral deverá ser sobre ciência aberta sob a perspectiva daNational Library of Medicine dos Estados Unidos e apresentada pela Dra. Amanda Wilson.
Para as mesas redondas, já podemos antecipar pelo menos uma apresentação de cada eixo temático do CRICS10:
- Os desafios da Saúde na Agenda 2030: novas formas de produção de conhecimento e abertura de dados- Eixo temático Ciência Aberta;
- eSaúde reduzindo iniquidades: garantir o acesso equitativo aos serviços de saúde através da Cobertura Universal de Saúde com base na atenção primária mais forte – Eixo temático Inovação e eSaúde;
- Estratégias de tradução de conhecimento para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Eixo temático Decisões informadas por Evidências;
- Curadoria digital e dados de pesquisa– Eixo temático Pesquisa e Comunicação Científica;
- Quecontribuição a Universidade Digital pode trazer para a Agenda 2030? – Eixo temático Gestão do Conhecimento;
- A atuação das bibliotecas contribuindo para os objetivos da Agenda 2030- Eixo temático Gestão da Informação; e
- Que importa aintersetorialidade para os Objetivos da Agenda 2030? – Eixo temático Intersetorialidade.
“Estamos trabalhando para confirmar o CRICS10 como um dos maiores fóruns sobre informação em saúde da América Latina e Caribe. Certamente o CRICS10 será lembrado pela excelência do seu programa científico e por criar um espaço de aprendizado, intercâmbio e socialização entre profissionais, estudantes e pesquisadores interessados em contribuir com o alcance dos Objetivos da Agenda 2030″, segundo Verônica Abdala (Gerente de Fontes de Informação) e o Dr. Diego Gonzalez, Diretor da BIREME, que coordenam o Comitê Científico do CRICS10.