Infomed surgiu no ano de 1992 como um projeto do Centro Nacional de Informação de Ciências Médicas de Cuba (CNICM), criado em 1965, com a finalidade de responder à necessidade de facilitar a troca de informação entre profissionais, acadêmicos, pesquisadores, estudantes e diretores do Sistema Nacional de Saúde cubano[1].
Infomed se tornou Centro Colaborador da OPAS/OMS em abril de 2014 e sua re-designação ocorreu em abril de 2018, com validade de quatro anos. Levando em consideração as ações de cooperação técnica do CNICM desde 1984, quando foi nomeado Centro Coordenador Nacional de LILACS pela BIREME/OPAS/OMS, o Plano de Trabalho do Infomed como Centro Colaborador da OPAS/OMS apresenta muitas ações em coordenação com a BIREME, considerando o desenvolvimento da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), LILACS, DeCS/MeSH e temas relacionados a metodologias e tecnologias de informação para a gestão de informação e conhecimento em saúde.
Os Centros Colaboradores da OPAS/OMS são um mecanismo de cooperação de alto valor agregado, estabelecido com instituições designadas a apoiar a implementação e a execução de ações relacionadas às estratégias e objetivos de saúde a nível Regional e Mundial; e para recalcar a validade científica da saúde e fomentar o fortalecimento de capacidade institucional nos países e regiões, sustentando os programas da OPAS/OMS[2].
Os termos de referência do Infomed como Centro Colaborador da OPAS/OMS em Gestão do Conhecimento e Comunicação são[3]:
- Contribuir com o trabalho da OPAS/OMS no desenvolvimento da BVS, com ênfase nos países de América Central e do Caribe.
- Apoiar a OPAS/OMS no desenvolvimento de recursos humanos especializados em gestão da informação e conhecimento.
- Apoiar a OPAS/OMS no desenvolvimento de metodologias de gestão do conhecimento e comunicação e em projetos conjuntos e inovações, priorizando a alfabetização digital, a comunicação científica e a gestão de bibliotecas.
As principais atividades de apoio, em coordenação com a BIREME/OPAS/OMS, incluem:
- Desenvolvimento e inovação das metodologias e tecnologias da BVS.
- Desenvolvimento e implementação de novas metodologias e tecnologias para fortalecer o índice regional LILACS.
- Organização do IV Encontro da Rede de Desenvolvedores da BVS, que será realizado no 10º Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS).
- Desenvolvimento de capacidades nas metodologias das fontes de informação da BVS para países de fala hispânica.
- Desenvolvimento de indicadores infométricos nacionais e regional das fontes de informação da BVS.
Outras atividades compõe o Plano de Trabalho do Centro Colaborador, em coordenação com a área de Knowledge Management Publications (KMP) do Escritório Central da OPAS/OMS.
Segundo Renato Murasaki, Gerente de Tecnologias de Informação da BIREME, “pode-se dizer que a BIREME/OPAS/OMS e o Infomed são instituições irmãs que trabalham com um fim comum: o Infomed, com 26 anos, representa a rede de pessoas e instituições que colaboram para facilitar o acesso à informação e ao conhecimento necessários para melhorar a saúde, essência existencial compartilhada com a BIREME, de 51 anos, contribuindo para o desenvolvimento da saúde nos países da América Latina e do Caribe através da democratização de acesso, publicação e uso da informação, do conhecimento e da evidência científica[4]”.
De acordo com a Dra. Ileana Alfonso, Diretora do Infomed, “a re-designação é um reconhecimento ao trabalho realizado e é um orgulho que possamos pôr a experiência que temos adquirido a serviço da América Latina e do Caribe, no âmbito das ações definidas em nosso plano de trabalho como Centro Colaborador”.
[1] Infomed: Centro Nacional de Información de Ciencias Médicas, Ministerio de Salud Pública. ¿Qué es la Red Infomed? Disponível em: <http://www.infomed.cu/acerca-de>. Acesso em: 24 de agosto de 2018, 23:45:00.
[2] OPS/OMS Brasil. Rede CC Brasil. Disponível em: < https://www.paho.org/bracolab/>. Acesso em: 25 de agosto de 2018, 00:11:00.
[3] World Health Organization. WHO Collaborating Centres: Global Database. Disponível em: <http://apps.who.int/whocc/Detail.aspx?cc_ref=CUB-27&cc_city=habana>. Acesso em: 25 de agosto de 2018, 00:34:00.
[4] BIREME/OPAS/OMS. Sobre BIREME: Missão. Disponível em: <https://www.paho.org/bireme/index.php?option=com_content&view=article&id=31:missao-da-bireme&Itemid=215&lang=pt>. Acesso em: 24 de agosto de 2018, 23:47:00.