A Representação da Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS) no Peru promoveu, de 15 a 17 de agosto, um diálogo com as instituições nacionais relacionadas com o acesso e a difusão de informação especializada em saúde. O foco das reuniões foi centrado em um projeto piloto que está sendo desenvolvido pela BIREME para a Atenção Primária em Saúde, no fortalecimento da Rede BVS no país e na aliança com a Associação Peruana de Faculdades de Medicina.
As atividades mencionadas acima foram realizadas no âmbito da missão ao país por parte do Dr. Diego González, Diretor do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS).
Com funcionários da Dirección General de Intervenciones Estratégicas en Salud del Ministerio de Salud (Direção Geral de Intervenções Estratégicas em Saúde do Ministério da Saúde do Peru), foram realizadas conversas para explorar a participação do Ministério da Saúde do Peru no desenvolvimento e uso de um aplicativo para dispositivos móveis com conteúdo relacionado à Atenção Primária em Saúde. Esta proposta busca diminuir a desigualdade de acesso e uso de informação e evidência científica, colocando-as à disposição de profissionais e gestores de saúde em suas diversas áreas de atuação.
O Diretor da BIREME, Dr. Diego González, liderou uma sessão de conversa com funcionários do Instituto Nacional de Salud (Instituto Nacional de Saúde); do Seguro Integral de Salud (Seguro Integral de Saúde); da Superintendencia Nacional de Salud (Superintendência Nacional de Saúde); da Dirección General de Medicamentos, Insumos y Drogas (Direção Geral de Medicamentos, Insumos e Drogas); da Escuela Nacional de Salud Pública (Escola Nacional de Saúde Pública); do Comité Técnico Nacional de la Biblioteca Virtual de Salud (Comitê Técnico Nacional da Biblioteca Virtual de Saúde); da Universidad Peruana Cayetano Heredia (Universidade Peruana Cayetano Heredia) e da OPAS/OMS.
Durante a sessão, as instituições analisaram as barreiras existentes ao intercâmbio de informação científica e fortaleceram alianças, com o objetivo de melhorar a produção e a difusão da informação. O Dr. Diego González enfatizou a necessidade de democratizar o acesso à informação especializada em saúde e o Representante da OPAS/OMS no Peru, Dr. Raúl González, manifestou o total apoio da Organização para o fortalecimento da Rede BVS e das plataformas de informação que o país está desenvolvendo com a assessoria e apoio da BIREME, Centro Especializado da OPAS/OMS nesta área.
Do mesmo modo, foi realizada uma reunião com a Asociación Peruana de Facultades de Medicina (Associação Peruana de Faculdades de Medicina) para fortalecer as relações interinstitucionais e a coordenação de um plano de trabalho conjunto para 2019, na área da promoção de informação científica em saúde.
Finalmente, o Dr. Diego González apresentou aos funcionários da Representação da OPAS/OMS no Peru a estratégia de trabalho que está sendo desenvolvida pela BIREME, bem como seus produtos e serviços, no âmbito da Saúde Universal e da Agenda 2030.
Fonte: OPAS/OMS Peru