Boletim BIREME n° 26

Realizada a VII Sessão do Comitê Assessor da BIREME

A VII Sessão do Comitê Assessor (CA) do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME) foi realizada nos dias 7 e 8 de novembro de 2018. A principal função do CA, segundo o Estatuto da BIREME no contexto do seu novo marco institucional (CD49.R5), é fazer recomendações à Diretora da OPAS/OMS sobre as funções programáticas, fundamentadas no Plano Estratégico da OPAS/OMS, no Plano de Trabalho Bianual, e nas recomendações dos membros do Comitê Científico. O CA, segundo as resoluções CD54.R5 e CSP29.R9 é atualmente composto por representantes do Brasil e da OPAS (membros permanentes), Argentina (2016-2018), Jamaica (2016-2018), Peru (2016-2018), Barbados (2018-2020) e El Salvador (2018-2020).

O programa se caracterizou por discussões sobre três eixos temáticos: (1) História e Institucionalidade; (2) Sustentabilidade Financeira; e (3) Cooperação Técnica. Todos os presentes aportaram informação, conhecimento e recomendações de caráter estratégico e técnico. Um informe final de consenso de todos os membros e participantes será apresentado para a Diretora da OPAS/OMS em até 30 dias. A VII Sessão do CA contou também com a presença do Diretor Interino do Departamento de Evidência e Inteligência para Ação em Saúde (EIH), Dr. Francisco Becerra. O Diretor da BIREME, Dr. Diego González, liderou a sessão, apoiado pelos gerentes do Centro.

Após a abertura da reunião pelo Dr. González e Dr. Becerra e apresentação inaugural sobre a BIREME pelo seu Diretor, foi acordado que o Diretor e gerentes responderiam às perguntas por ocasião de suas apresentações prévias no dia 8 e também considerando o Informe Executivo da BIREME disponibilizado previamente aos membros do Comitê Assessor.

viica_bOs membros da Argentina, Marcelo Barbieri, e de El Salvador, Nádia Rodríguez, foram designados respectivamente, presidente e relator da sessão. Teve início as apresentações, começando pelo Diretor da BIREME, que informou sobre a “Situação atual da institucionalidade da BIREME e cumprimento das recomendações do VI CA 2017”. A seguir, Silvia de Valentin, Administradora, apresentou os aspectos respectivos à sustentabilidade financeira da BIREME, contextualizando o Planejamento Estratégico da OPAS/OMS 2014-2019 e as Iniciativas, Produtos e Serviços aprovados e em desenvolvimento no Plano de Trabalho Bianual (PTB) 2018-2019 da BIREME.

Considerando a importância da Infraestrutura de Tecnologia de Informação (ITI) da BIREME para a efetividade de sua cooperação técnica no acesso à informação pelos países da Região, Márcia Barretto, Coordenadora de ITI, mencionou os aportes das instituições locais e internacionais no subsídio de custos de internet e Data Center.

Por sua vez, Verônica Abdala, Gerente de Serviços e Fontes de Informação (SCI), apresentou as fontes de informação e de evidência científica que caracterizam a cooperação técnica da BIREME, na América Latina e Caribe e em outras Regiões e ressaltou o trabalho em rede como peça fundamental para refletir nas ações do Centro as prioridades dos países da Região. A seguir, Renato Murasaki, Gerente de Metodologias e Tecnologias (MTI), apresentou os desenvolvimentos que viabilizam e dão suporte aos produtos e serviços de tecnologia de informação para a cooperação técnica, bem como desenvolvimentos inovadores em serviços e aplicativos de informação para profissionais de saúde. A Dra. Lilian Calò, Coordenadora de Comunicação Científica e Comunicação Institucional, apresentou as iniciativas em comunicação científica desenvolvidas pela BIREME e as ações de comunicação internas e externas para disseminar as ações da BIREME no cumprimento de sua missão e objetivos.

Os membros do CA participaram ativamente das exposições, com perguntas, sugestões e recomendações. Segundo Marcelo Barbieri, a equipe da BIREME “respondeu a todas e cada uma das questões propostas com informação detalhada e dados para subsidiar as afirmações […] estamos plenamente satisfeitos com as explicações proporcionadas”.

viica_a[Brasil] Galba Freire Moita [Coordenador Geral de Monitoramento e Avaliação, Ministério da Saúde] ressaltou a parceria de longa data da BIREME com o MS e recomendou buscar alianças com outros departamentos do Ministério além da Coordenação Geral de Documentação e Informação da Secretaria Executiva (CGDI/SE). Ele ressaltou que o momento de transição de governo que o Brasil atravessa pode ser propício para buscar projetos que possam abordar resultados de impacto, informação para a tomada de decisão e produtos mensuráveis.

[Barbados] Danny Gil [Diretor de Planejamento de Políticas e Pesquisa, Ministério de Saúde e Bem-Estar] ratificou as recomendações da VI reunião do CA para aumentar e diversificar as fontes de financiamento da BIREME, buscando realizar projetos com Agências de Fomento e países membros da OPAS/OMS. A terceira recomendação, na verdade, se trata de um compromisso assumido por todos os membros do CA, de se tornar “embaixadores da BIREME”, ou seja, divulgar os produtos, serviços, projetos e potencialidades do Centro nos países.

[El Salvador] Nádia Rodríguez [Coordenadora do Departamento de Pesquisa em Saúde, Instituto Nacional de Saúde, Ministério da Saúde] comentou que BIREME poderia delegar algumas tarefas à rede para enfocar em ações estratégicas e desenvolvimentos de novos produtos e serviços.

[Peru] Manuel Loayza Alarico [Diretor Executivo do Centro Nacional de Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças, Ministério da Saúde], em consonância com os demais membros, ressaltou que projetos prioritários da BIREME podem ser promovidos por um plano de contingência no contexto do plano de mobilização de recursos do Centro.

Ao final da reunião, Marcelo Barbieri agradeceu a presença dos membros do CA, bem como a recepção da BIREME, ressaltando o alto nível das apresentações e discussão, e a organização do evento. O Dr. González declarou encerrada a VII Sessão do CA agradecendo ao Comitê e reconhecendo o trabalho de todos os colaboradores da BIREME na obtenção dos resultados apresentados sob a liderança dos gerentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *