Boletim BIREME n° 27

Os eventos satélites e as recomendações dos participantes

O CRICS10 incluiu, além de seu programa científico, seis eventos satélites que ocorreram nos dias 4 (no Centro de Convenções Rebouças, simultaneamente à 7° Reunião de Coordenação da Biblioteca Virtual em Saúde – BVS7) e 7 de dezembro (nas instalações da BIREME, em São Paulo), imediatamente antes e após o Congresso. Estes eventos reuniram profissionais da saúde, pesquisadores, bibliotecários, profissionais de ciências da informação, gestores e membros da Rede BVS do Brasil e das Américas, editores de periódicos científicos, desenvolvedores, pontos focais de Gestão do Conhecimento de Representações e Centros OPAS/OMS, representantes de nodos do Campus Virtual de Saúde Pública da OPAS/OMS e demais interessados. De várias reuniões emergiram recomendações, que serão reportamos a seguir.

Reunião de Editores Científicos

A Reunião de Editores Científicos reuniu, no dia 4 de dezembro, pesquisadores, editores e profissionais de ciências da informação para discutir as fronteiras e o futuro da comunicação científica na América Latina e Caribe através de temas como critérios de indexação para a base LILACS, qualidade da publicação científica, ética e reprodutibilidade da pesquisa, a crescente utilização de práticas de ciência aberta (acesso aberto, avaliação por pares aberta e dados abertos) na gestão e publicação de periódicos científicos e a ubíqua utilização de redes sociais para disseminar a pesquisa e avaliar seu impacto. Encerrando a sessão, um painel de especialistas discutiu as perspectivas e potenciais benefícios das práticas de ciência aberta e o futuro da comunicação científica nos países da Região.

edcientDesta reunião, emergiram as seguintes recomendações, disponíveis no site do Congresso.

IV Encontro da RedDes

O IV Encontro da RedDes (também no dia 4, simultaneamente a BVS7) reuniu profissionais da área de tecnologia que utilizam e colaboram com o desenvolvimento de soluções tecnológicas e metodológicas da BVS e de iniciativas associadas, com o objetivo de compartilhar os avanços na área e fortalecer a rede. As apresentações realizadas ao longo do dia foram divididas em quatro eixos, que nortearam as recomendações consolidadas pelo grupo.

reddes2Renato Murasaki, Gerente de Metodologias e Tecnologias da Informação da BIREME, comemora o sucesso do encontro. “Cumprimos com o nosso objetivo de gerar recomendações importantes que orientarão não somente a BIREME, mas também todas as instituições e as pessoas que participam da Rede de Desenvolvedores da BVS e de suas redes associadas”, relata.

As recomendações consolidadas a partir dos quatro eixos temáticos do IV Encontro da RedDes estão publicadas no site do Congresso:

Atenção Primária à Saúde

A Atenção Primária à Saúde (APS) foi o tema central do evento satélite “O uso de tecnologias de informação para o fortalecimento da APS: a experiência na Região das Américas”. A reunião teve como objetivo compartilhar experiências regionais sobre estratégias de fortalecimento da APS. “A ideia é conformar parcerias que possam garantir a troca de experiências bem-sucedidas que contribuam para as diretrizes da cobertura universal da saúde através da atenção primária da saúde”, conta Thiago Hernandes, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), relator da reunião.

apsO painel contou com apresentações de representantes da Costa Rica sobre o sistema de prontuário eletrônico em saúde do país; dos Estados Unidos, sobre estratégias de fortalecimento atenção primária pela via do monitoramento; do Peru, sobre o uso da telemedicina no incremento das capacidades da atenção primária; e do Brasil, sobre o uso de tecnologias de informação na gestão, monitoramento e avaliação de programas e políticas em saúde, como no caso do Programa Mais Médicos.

O grupo consolidou seis recomendações a partir das discussões realizadas ao longo do dia, que se encontram publicadas no site do Congresso.

VII Reunião do Comitê Executivo da BVS Brasil e Reunião do Comitê Nacional da Rede BiblioSUS.

A VII Reunião do Comitê Executivo da BVS Brasil foi realizada em 07 de dezembro de 2018, em São Paulo. Tendo como tema central do encontro a pergunta: Como desenvolver e manter uma instância da BVS fortalecida? a sessão reuniu coordenadores técnicos de instâncias brasileiras temáticas e institucionais.

Divididos em grupos, os presentes tiveram o desafio de montar um quadro de modelo de negócios (canvas) de uma instância BVS de algum participante do grupo, com suas fortalezas e fragilidades. O objetivo central no exercício de preenchimento do canvas foi extrair propostas de valor que atendessem e potencializassem os principais objetivos desejados, antes de partir de fato para um plano de ação.

bvs_brasil2Com base na reflexão promovida pelo canvas foi então trabalhada a metodologia OKR (Objetives and Key Results). Os grupos foram apresentados à metodologia e escolheram um dos cinco temas propostos para escrever os Objetivos (O) e Resultados-chave (KRs) relacionados ao tema e aplicáveis em todas as instâncias da Rede. Os grupos foram também convidados a identificar atividades para que os OKRs propostos fossem atingidos, e estruturaram as atividades para o primeiro semestre de 2019.

O grupo avaliou positivamente a sessão e ressaltou que o conhecimento da nova metodologia de trabalho ágil e oportunidade de troca de experiências com outras instâncias foram os principais pontos fortes do encontro. Os resultados obtidos permitirão, ademais, identificar caminhos para o fortalecimento de suas iniciativas no contexto da BVS, e a definição de um plano de trabalho com metas e estratégias para 2019 e os próximos anos.

Cerca de 30 coordenadores e representantes de instâncias da BVS no Brasil e da Rede BiblioSUS participaram da Oficina, que contou com a facilitação da consultora Cláudia Guzzo. Representantes da BIREME e da Coordenação Geral de Documentação e Informação do Ministério da Saúde (CGDI/MS) acompanharam as discussões e recomendações da Oficina.

Reunião de Pontos Focais de Gestão do Conhecimento da OPS/OMS (K-Centers)

A Reunião dos K-Centers foi liderada por Eliane Pereira dos Santos, Assessora de Gestão de Conhecimento e Redes do departamento de Gestão de Conhecimento e Publicações da OPS/OMS, e contou com 22 pontos focais das seguintes Representações e Centros especializados da OPAS/OMS: Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, Guiana, Guatemala, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Porto Rico, Peru, Venezuela, Centro Latino-Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Saúde Reprodutiva (CLAP), Centro Latino-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa) e BIREME.

k-centers2A Reunião também contou com a participação do coordenador da Biblioteca da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ian Roberts, que reconheceu o trabalho e a importante responsabilidade dos K-Centers na Região das Américas para o cumprimento das atividades de gestão do conhecimento e acesso a informação.

Durante o encontro, foi apresentado o Informe Final da Estratégia Regional de Gestão do Conhecimento e Comunicações (CSP28/R2) e foram discutidos os principais projetos e resultados alcançados em 2018 e a agenda conjunta para 2019, com vistas ao novo Plano Estratégico da OPAS/OMS para 2020-2025.

Workshop da Rede REA CVSP-BIREME 2018

O Workshop da Rede Campus Virtual de Saúde Pública-BIREME 2018 contou com 30 participantes representando os diferentes nodos do Campus Virtual, incluindo equipe técnica do CVSP, instituições acadêmicas da Região que contam com capacidade para impulsionar o trabalho em Recursos Educacionais Abertos (REA) e profissionais que apresentaram em 2018 um trabalho destacado sobre o tema.

cvsp2O encontro liderado por Gabriel Listovsky, Coordenador Regional do CVSP – OPAS/OMS Panamá, teve como tema central discutir os recursos educacionais abertos no marco da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável e a estratégia de recursos humanos para a saúde universal. Além disso, também foi abordado o desenvolvimento e fortalecimento da Rede REA do Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) – BIREME – 2018-2019.

Ademais, foi apresentada a proposta de atualização da Estratégia de Recursos Educacionais Abertos (REA) entre as instituições membros dos nodos de país do CVSP, o Sistema Integrado de Gestão de Fontes de Informação Referenciais da BIREME (FI-Admin), que passa a ser o sistema de gestão dos repositórios da REA do CVSP/BVS, bem como ações para o fortalecimento da Rede em 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *