Boletim BIREME n° 28

Resultados da BIREME em 2018

Dois mil e dezoito foi um ano particularmente prolífico para a BIREME, que segue fortalecendo sua presença institucional na Região através de projetos de cooperação técnica, bem como por meio de seus produtos e serviços em informação científica e técnica em saúde e lançamentos inovadores.

As equipes técnicas e administrativa do Centro estiveram dedicadas, durante uma considerável parte do ano, na organização e execução da 10° edição do Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde – CRICS10 e na 7° Reunião de Coordenação da Biblioteca Virtual em Saúde – BVS7 (veja cobertura completa do evento no Boletim BIREME n° 27). Não obstante, houve consideráveis avanços em todas as áreas, que serão aqui resumidos.

Para celebrar o final do ano e as festas típicas deste período, a BIREME organizou uma atividade social com os colaboradores em meados de dezembro. O Diretor e os gerentes apresentaram na ocasião os principais resultados de 2018 e os desafios para o futuro.

resultados1A Administradora Silvia de Valentin relatou os principais resultados do ponto de vista da gestão e administração da BIREME em 2018, destacando a visita de dois membros do Executive Management da OPAS/OMS: o novo Diretor Adjunto, Dr. Jarbas Barbosa da Silva (agosto) e a Diretora da OPAS/OMS, Dra. Carissa Etienne (dezembro). Foram realizadas reuniões dos Comitês de Governança da BIREME – VII Sessão do Comitê Assessor (novembro) e IV Sessão do Comitê Científico (dezembro).

Silvia também lembrou que o Centro foi pioneiro na utilização dos espaços abertos, e o vídeo “Open Spaces”, publicado na Plataforma de Aprendizagem da Organização, vem sendo visualizado pelas Representações de Países e recebeu reconhecimento da Sede. Também no âmbito do fortalecimento institucional, merece destaque a visita dos Gerentes à National Library of Medicine (NLM) dos Estados Unidos, quando foram recebidos pela Diretora da instituição. Esta visita foi importante no âmbito da participação da NLM no CRICS10/BVS7.

O monitoramento do desenvolvimento do Plano de Trabalho Bianual 18-19, alinhado às prioridades estratégicas da Organização, é realizado semestralmente com as equipes técnicas e administrativa, em conjunto com a Sede da OPAS. Da mesma forma é feito o monitoramento e gestão dos projetos e convênios, porém em reuniões com periodicidade mensal.

Cabe ainda destacar as atividades para o desenvolvimento de competências, como o Treinamento para a Construção de Equipes de Alta Performance para todos os colaboradores, ministrado pela empresa Catalisar, o EIH Workshop online ministrado pela Sede e o Workshop Workday Rising 2018, no qual a BIREME foi representada por sua Administradora, Silvia de Valentin.

resultados2A Gerente de Serviços e Fontes de Informação, Verônica Abdala, destacou as atividades com os países que integram a rede da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e redes associadas, como a Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS). As equipes seguem enfocando na capacitação online da rede com o objetivo de aumentar os registros na base LILACS, e no desenvolvimento e acompanhamento de instâncias BVS, com foco na atualização, renovação e elaboração de novos portais. Merecem destaque os cursos online de acesso e uso da informação em ciências da saúde em espanhol e português, bem como os cursos online sobre doenças da pobreza, a participação presencial e virtual em reuniões de comitês consultivos de instâncias de BVS, e missões no Brasil e na Região para fortalecer a cooperação técnica e desenvolvimento de novos projetos e parcerias.

O portal institucional da BVS foi remodelado e apresenta novo desenho e arquitetura de informação, contando com 9 milhões de sessões acessos em 2018 (41 milhões de páginas visualizadas).

A Gerência de Metodologias e Tecnologias da Informação, liderada por Renato Murasaki, apresentou os projetos que coordena com apoiadores institucionais da BIREME, instituições e departamentos da OPAS/OMS na Sede e nos países com a OMS, com ênfase para os projetos Global Index Medicus, Campus Viirtual de Saúde Pública, a Base de dados Regional de Relatórios de Avaliação de Tecnologias em Saúde das Américas (BRISA), a Segunda Opinião Formativa (SOF) e Legislação em Saúde. Murasaki destacou a extensão do DeCS com os termos relacionados à equidade em saúde, os aplicativos e-BlueInfo, CRICS10 e o aperfeiçoamento do app MinhaBVS.

A área de Comunicação Científica, a cargo da Dra. Lilian Calò, realizou cursos de capacitação na Escola Tocantinense do SUS em Palmas-TO, no âmbito do Termo de Cooperação 94 entre a OPAS Brasil e a Secretaria de Estado da Saude de Tocantins; na OPAS Haiti em Porto-Príncipe, Haiti e em Bogotá, Colômbia, no âmbito da cooperação técnica com os países da Região. No decorrer do ano, a Dra. Lilian ministrou, a convite, inúmeras conferências sobre comunicação científica em instituições no Brasil.

Segundo o Dr. Diego González, Diretor, “2018 foi um ano de muitas conquistas para a BIREME, fortalecimento institucional, cooperação técnica com os países da Região com ênfase nos países prioritários da OPAS/OMS, aprendizagem e trabalho conjunto com nossa rede de instituições cooperantes. O resultado deste trabalho é a BIREME fortalecida e reposicionada na América Latina e Caribe e uma série de novos produtos e serviços inovadores, muitos dos quais foram lançados no CRICS10”.

Cabe ainda lembrar que a BIREME recebeu da OPAS/OMS o Prêmio Equipe de Excelência, um reconhecimento aos colaboradores pelos resultados alcançados em 2017[1].

 

[1]BIREME recebe prêmio de Equipe de Excelência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *