A primeira reunião entre o Diretor do Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Saúde (BIREME), Dr. Diego González, e o Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Saúde do Brasil (MS), Dr. Erno Harzheim, ocorreu em Brasília no dia 20 de março de 2019, com o objetivo de discutir a cooperação técnica do Centro Especializado Regional da Organização Pan Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) com o país. Junto ao Dr. González esteve também a Dra. Socorro Gross, Representante da OPAS/OMS no país, e Janine Coutinho, Consultora em Gestão do Conhecimento da OPAS/OMS Brasil.
A BIREME, cumprindo com sua missão de democratizar informação, conhecimento e evidência, e estando localizada em São Paulo, Brasil, há 52 anos, realiza um trabalho estreito com diferentes áreas do MS, tanto no nível federal, quanto estatal e municipal. Este trabalho acontece no âmbito dos Termos de Cooperação (TC) que o MS mantém com a OPAS/OMS no Brasil. A atuação da BIREME se enquadra especialmente no TC93, orientado ao fortalecimento e aperfeiçoamento do Centro, e onde é reconhecida sua natureza como Centro Especializado Regional da OPAS/OMS.
No início da reunião, o Dr. Erno Harzheim, médico de família e comunidade, manifestou que foi usuário dos produtos e serviços da BIREME durante sua formação e que tem certeza que manterá um trabalho estreito com o Centro, dando prioridade às ações encaminhadas para o fortalecimento da Atenção Primária em Saúde (APS) no país.
O Dr. Diego González apresentou a atual composição do Centro, sua institucionalidade e reforçou a presença do Brasil nos Comitês de Governança da BIREME, tanto no Comitê Científico quanto no Comitê Assessor, do qual o MS é um membro permanente. Mostrou também as prioridades do Centro na atualidade, que incluem, entre outras, a APS, a Agenda de Desenvolvimento Sustentável das Américas 2018-2030 (ASSA 2018-2030), o desenvolvimento de produtos e serviços dirigidos ao usuário final da informação, a capacitação como eixo prioritário de trabalho, e manifestou a importância do trabalho em rede para alcançar resultados concretos.
Em sua apresentação, o Dr. González enfatizou o trabalho que a BIREME realiza com a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) no Brasil e onde o MS tem um papel fundamental ao liderar a rede de centros cooperantes do país. Mostrou alguns produtos destinados a facilitar o acesso à informação, como eBlueInfo, MinhaBVS, as Vitrines do Conhecimento, entre muitos outros.
A Dra. Socorro Gross, Representante da OPAS/OMS no Brasil, reforçou a importância destes tipos de produtos que organizam a informação de modo prático para as equipes de saúde de atenção primária e também para a disseminação seletiva de informação segundo eixos temáticos de interesse para o usuário.
O Dr. Erno Harzheim apresentou de uma forma geral os eixos principais e as prioridades do MS, como os atributos da APS, o enfoque em saúde da família e as doenças comuns. Enfatizou a necessidade de produzir protocolos, materiais, documentos objetivos, concisos e práticos para o profissional de saúde. A BIREME pode ter um papel importante em dar visibilidade a esta informação, tornando-a acessível e fácil de usar.
De acordo com o Dr. Diego González, “a reunião foi muito produtiva e foram planejadas outras reuniões virtuais que ocorrerão em breve para definir as ações necessárias que a BIREME deverá realizar, no âmbito da cooperação técnica com o Brasil, para fortalecer as linhas de ação mencionadas pelo Secretário Executivo Adjunto”.