Com o objetivo de fortalecer a BVS Enfermagem Internacional e delinear estratégias de cooperação para a criação e o fortalecimento de suas fontes de informação na América Latina e Caribe, Portugal e Espanha, foi realizada na Cidade do Panamá, Panamá, no dia 24 de setembro, a XIII Reunião Internacional da Rede desta BVS.
A reunião ocorreu pela ocasião da XV Conferência Ibero-americana de Educação em Enfermagem e a XIII Reunião de Redes Internacionais da mesma área, e contou com participantes de 10 países: Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, México, Panamá, Portugal e Uruguai, e a coordenação do professor Francisco Lana da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.
Os representantes de cada país puderam compartilhar sobre o estado da arte em informação científica em enfermagem de seus países, incluindo quais os periódicos existentes, se existem fontes de informação organizadas, entre outros tópicos. Dos países que já têm seus espaços organizados no espaço Regional, se destacaram:
- Brasil, pelos projetos de Segunda Opinião Formativa, a vitrine do conhecimento de História da Enfermagem que deve ser lançada em breve e o catálogo de sites sobre o tema;
- México, pelas Guias de Prática Clínicas, a seleção das teses para entrada na base de dados e a Red Mexicana de Editores de revistas científicas de Enfermería – RedMerce;
- Colombia, pelo apoio da Asociación Colombiana de Facultades de Enfermería, ACOFAEM, que logrou um orçamento anual para apoiar as atividades de rede no país e a inclusão de sua reunião no Colóquio Nacional de Investigación de Enfermería, que ocorre a cada dois anos.
Além destes países, Chile e Portugal, que já vêm participando das reuniões da rede e fazem parte do Comitê Internacional de Avaliação de periódicos, também apresentaram o estado da informação científica e técnica de seus países, decidindo começar as articulações para a criação das redes nacionais, além de integrá-los na BVS Enfermagem até 2020. Costa Rica e Uruguai também apresentaram suas experiências, e existem grandes perspectivas de trabalho com El Salvador.
Outros tópicos abordados na reunião foram: o Portal Rev@Enf, que tem um calendário 2020-2023 de atividades para a adesão à ciência aberta; teses e dissertações, com a perspectiva de ampliação da colaboração por parte dos programas de pós-graduação; Comitê Internacional de Avaliação de Periódicos da BVS Enfermagem, onde foi apresentado o plano de trabalho do comitê e foi homologado o resultado da avaliação de cinco periódicos para integrar BDENF e LILACS, e Redes sociais com a apresentação do alcance da página da BVS Enfermagem no Facebook, a perspectiva de expansão e formação de um comitê editorial internacional.
Sendo o Panamá o país anfitrião do evento, foi uma oportunidade para trabalhar com a Rede BVS do país. Assim, no dia 25 de setembro, foi realizado na Biblioteca Simón Bolívar, na Universidad de Panamá, o Encontro da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) com os Centros Cooperantes do país e a BIREME.
O encontro contou com a participação de aproximadamente 30 profissionais da área da informação, editores e também professores de diferentes regiões do Panamá e foi organizado pela Biblioteca Nacional de Salud da Universidad de Panamá – coordenadora da BVS no país, e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), através do Centro de Gestão do Conhecimento da OPAS Panamá e o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde – BIREME/OPAS/OMS.
Joanita Barros, bibliotecária da BIREME, apresentou o modelo da Biblioteca Virtual em Saúde, a base de dados LILACS e orientações para o trabalho colaborativo e o fortalecimento da BVS nacional. De sua parte, Isaías Montilla da OPAS Panamá também compartilhou com a rede durante a Oficina os desafios, iniciativas de trabalho e tarefas para a consolidação da BVS Panamá, a importância deste modelo para a promoção da informação produzida no país e a importância da participação da rede em todo o processo.
Segundo o Dr. Diego González, Diretor da BIREME, “trabalhar no fortalecimento das redes nacional e regional de enfermagem, bem como a promoção e o desenvolvimento da Biblioteca Virtual em Saúde na área, são uma prioridade para o Centro e uma de nossas contribuições com a Atenção Primária em Saúde e a Saúde Universal”.