Boletim BIREME n° 41

El Salvador fortalece componentes de informação científica e técnica com o apoio da BIREME

Por iniciativa e liderança do Ministério da Saúde de El Salvador, por meio de seu Instituto Nacional de Saúde, em colaboração com a OPAS/OMS no país e com a BIREME, entre 27 e 31 de janeiro do corrente foi realizada uma semana intensa de atividades, reuniões e workshops com representantes de associações acadêmicas, governamentais e científicas, com o objetivo principal de reorganizar a Rede Nacional de Informação Documentária em Saúde (RENIDS) e reativar a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) no país.

Essa ação também está contextualizada no fato de que El Salvador é membro de um dos Comitês de Governança da BIREME, o Comitê Assessor, que se reúne uma vez a cada ano para oferecer recomendações orientadas ao fortalecimento institucional do Centro, através da análise de seus Planos de Trabalho Bianuais (PTB) e seus produtos e serviços de gestão de informação e comunicação científica para os países da Região. O INS de El Salvador esteve representado nas sessões de 2018 e 2019.

Participaram da missão Diego González, Diretor do Centro, Lilian Calò, Coordenadora de Comunicação Científica e Verônica Abdala, Gerente de Fontes de Informação. O Diretor da BIREME,  esteve dedicado principalmente a reuniões estratégicas com Gestores da Atenção Primária das Regiões do país e do Sistema Básico de Saúde Integral (SIBASI), além da Diretoria Geral de Treinamento em Tecnologia e Gestão Pública da Secretaria de Inovação da Casa Presidencial, Reitores das Faculdades de Medicina, Presidentes de Associações e Sociedades Científicas e Faculdade de Medicina, equipe de enfermagem e com a equipe técnica e administrativa da OPAS/OMS El Salvador.

slv_a1Estes encontros tiveram por objetivo divulgar os produtos e serviços da BIREME em informação científica e técnica em saúde, bem como identificar quais deles poderiam integrar a Agenda de Saúde Digital do país, como a Segunda Opinião Formativa – SOF, BVS Infobutton, e o aplicativo eBlueInfo. O Dr González destacou os cursos online sobre Acesso e Uso da Informação e Comunicação Científica, que se encontram disponíveis em idioma espanhol no Campus Virtual de Saúde Pública.

Uma das propostas discutidas seria a realização dos cursos online pelos alunos em troca de créditos acadêmicos. A capacitação de estudantes de cursos na área da saúde nestes temas tem por objetivo aperfeiçoar a busca por informação qualificada e aumentar a publicação dos relatos de pesquisa na área clínica, entre outras.

Além das reuniões, foram realizadas três oficinas de treinamento, com ampla participação de profissionais da informação e da saúde. Com o objetivo de fortalecer a pesquisa e a ética em saúde para avançar em direção à saúde universal, além de fornecer metodologias e técnicas sólidas para equipes e redes de pesquisa em saúde, Lilian Calò ministrou, nos dias 26 e 27 de janeiro, um curso presencial de comunicação científica para 50 participantes, entre pesquisadores, profissionais de saúde, profissionais envolvidos com a gestão de periódicos científicos, estudantes de pós-graduação e outros interessados.

slv_b1Um pré-requisito para o curso foi realizar o curso online disponível no CVSP[1]. Temas emergentes em comunicação científica como preprints, periódicos predatórios e a tendência internacional em adotar práticas de ciência aberta foram apresentadas e discutidas com os participantes. Segundo a Dra. Lilian, “o importante não é que todos concordem com as novas metodologias da ciência aberta, como a revisão por pares aberta ou a publicação de preprints, mas que estejam a par destas tendências e tenham uma opinião crítica a seu respeito”.

Duas outras oficinas foram conduzidas por Verônica Abdala, uma de acesso e busca de informação na BVS para bibliotecários e pesquisadores, com a presença de 25 participantes e outra sobre a Biblioteca Virtual em Saúde – modelo de gestão da informação para os países da AL&C , com a participação de representantes de 27 instituições acadêmicas e governamentais de El Salvador. O principal objetivo deste último workshop, realizado em 31 de janeiro, foi a reorganização do Rede Nacional de Informação Documentária em Saúde (RENIDS), apresentação das principais ferramentas e metodologias oferecidas pela BIREME para controle bibliográfico e desenvolvimento de uma nova Instância da BVS em El Salvador.

slv_c1Como resultado, a rede de centros cooperantes foi reativada, foram definidas linhas de ação e estabelecida uma matriz de responsabilidades. O INS assumiu a Coordenação Nacional da Rede e a Faculdade de Medicina da Universidade de El Salvador, a Coordenação Técnica da Rede (http://red.bvsalud.org/es/el-salvador/). “O sucesso do trabalho da Rede recém-reativada”, afirma Verônica Abdala “depende do monitoramento e apoio contínuo da BIREME, seja através de reuniões virtuais, orientação através de e-mail e apoio por parte das equipes técnicas do Centro. Ademais, é fundamental estabelecer um fluxo colaborativo para o controle bibliográfico na LILACS e verificar condições para a criação de uma base de dados nacional”.

Cabe destacar que a revista Alerta, publicação do INS, será o primeiro periódico do país a ser indexado na base LILACS, uma vez que cumpriu com os critérios de qualidade exigidos.

Em uma reunião com o Vice-Ministro da Saúde, Dr. Alvarenga, e a diretora do INS, Dra. Xochil, o diretor da BIREME enfatizou as conquistas alcançadas, como: a disseminação dos produtos e serviços da BIREME para diferentes públicos. , contribuir para a capacitação com a adoção de cursos presenciais e de autoaprendizagem em comunicação científica e acesso e uso de informações em saúde, identificação de centros cooperantes da BVS, com plano de trabalho para reativar a BVS nacional e aumento de A qualidade da revista Alerta, que agora atende aos critérios para ser indexada na LILACS.

A missão da BIREME a El Salvador foi considerada, tanto pelas instituições como pela Representação da OPAS de El Salvador, bem-sucedida e um importante passo para fortalecer a pesquisa e sua comunicação em nível nacional, regional e global.

[1] Campus Virtual de Salud Pública. Curso Introductorio de Autoaprendizaje en Ciencias de la Salud. 2019. Disponible en https://mooc.campusvirtualsp.org/course/view.php?id=97

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *