O Dia Mundial da Tuberculose é celebrado todos os anos em 24 de março com o objetivo de conscientizar a população sobre as devastadoras consequências desta doença para a saúde, sociais e econômicas e intensificar os esforços para acabar com a epidemia global. A data marca o dia em 1882, quando Robert Koch anunciou a descoberta da bactéria causadora da tuberculose, o que abriu o caminho para o diagnóstico e a cura da doença.
Sob o tema “É hora de agir. Elimine a Tuberculose” espera-se acelerar urgentemente a resposta à enfermidade para salvar vidas e reduzir seu impacto mundialmente. A campanha se originou no compromisso dos Chefes de Estado na Reunião de Alto Nível das Nações Unidas sobre tuberculose[1] em 2018.
A Organização Mundial da Saúde está assessorando os Estados Membros quanto à importância de garantir que os serviços de saúde prevalentes continuem a proteger a vida dos portadores de tuberculose durante a pandemia da COVID-19, uma vez que estes pacientes são mais suscetíveis a afecções pulmonares do que indivíduos sadios[2].
Vitrina do Conhecimento sobre o Dia Mundial da Tuberculose
Com o objetivo de reunir informação relevante e atualizada sobre a tuberculose, a BIREME/OPAS/OMS elaborou uma Vitrine do Conhecimento, enfocando o tema do Dia Mundial da Tuberculose 2020: “É hora de agir: Elimine a Tuberculose”. A Vitrina promove acesso direto a documentos de referência como planos, estratégias e diretrizes para o combate e controle da doença e disponibiliza filtros para publicações científicas na BVS tendo como tema os 3 pilares da Estratégia Global para Eliminar a Tuberculose. São eles: 1. Cuidados e prevenção integrados e centrados no paciente; 2. Políticas arrojadas e sistemas de apoio; e 3. Pesquisa e inovação fortalecidas.
Desta forma, a BIREME promove o acesso e uso de informação científica e técnica qualificada sobre tuberculose para pesquisadores, profissionais de saúde, estudantes, formuladores de políticas públicas, e a sociedade, tendo por objetivo diagnosticar precocemente, tratar e eliminar a tuberculose.
A Tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria (Mycobacterium tuberculosis) que atinge principalmente os pulmões. Pode permanecer assintomática por algum tempo em pessoas relativamente saudáveis, porém mesmo nesta fase é transmissível a outros, por meio de gotículas de secreções suspensas no ar. O tratamento consiste na administração de antibióticos por um período não inferior a seis meses. Os principais sintomas incluem tosse, as vezes com sangramento, perda de peso, fraqueza, febre, e sudorese noturna.
Apesar de ser uma doença de tratamento relativamente simples e não requerer internação nos estágios iniciais, a tuberculose ainda infecta 10 milhões de pessoas no mundo (em 2018) e causa 1,5 milhões de mortes. Destas 251.000 tinham também infecção pelo HIV. Nas Américas, no mesmo ano se diagnosticaram 289.000 casos, com 22.900 mortes e 5.900 (26%) casos de coinfecção pelo HIV, em consequência da baixa imunidade produzida pelo vírus. Há, ainda 11.000 casos de tuberculose resistente à antibióticos nas Américas.
A estratégia para eliminar a tuberculose criada em 2014, que obedece aos critérios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030[3], tem como principal objetivo acabar com a epidemia global da tuberculose. A estratégia enfatiza os marcos de redução de mortes por infecção em 95%, redução de novos casos em 90% entre 2015 e 2035 e assegura que nenhuma família enfrente custos catastróficos devido à tuberculose.
[1] UN General Assemby High-Level Meeting on the fight against tuberculosis. The World Health Organization. Disponível em: https://www.who.int/news-room/events/un-general-assembly-high-level-meeting-on-ending-tb
[2] Tuberculosis y COVID-19: lo que el personal de salud y las autoridades deben saber. Organización Panamericana de la Salud. Disponible en: https://www.paho.org/hq/index.php?option=com_content&view=article&id=15759:tuberculosis-and-covid-19-what-health-workers-and-authorities-need-to-know&catid=740&lang=es&Itemid=1926
[3] Item 3.3 do Objetivo 3 – Saúde e Bem-Estar. “Até 2030, acabar com as epidemias de AIDS, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas, e combater a hepatite, doenças transmitidas pela água, e outras doenças transmissíveis”. Fonte: https://nacoesunidas.org/pos2015/ods3/