À medida que a pandemia da COVID-19 continua desafiando o mundo e mudando a vida cotidiana como a conhecemos, a capacitação, a atualização e o apoio aos profissionais de saúde são de extrema importância. Em momentos como este, as ferramentas virtuais podem ser muito úteis e fazer uma grande diferença quando precisamos alcançar o maior número de profissionais no menor tempo possível.
Em relação à COVID-19, declarado como uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde no último dia 11 de março, o Campus Virtual de Saúde Pública da Organização Pan-Americana da Saúde (CVSP-OPAS) oferece vários cursos para profissionais de saúde. Os três primeiros cursos disponíveis foram:
- ePROTECT Infecções respiratórias: saúde e segurança ocupacional – 2020 (COVID-19), disponível em espanhol, inglês e francês.
- Prevenção e controle de infecções (PCI) causadas pelo novo coronavírus (COVID-19), disponível em espanhol, português, inglês, e francês.
- Vírus respiratórios emergentes, incluindo a COVID-19: métodos de detecção, prevenção, resposta e controle, disponível em espanhol, português, inglês e francês.
O Escritório da OPAS no Brasil foi responsável pela tradução e adaptação para o português de dois dos cursos em um curto período, conforme demandava a disseminação da pandemia. O número de usuários até 22/04 no curso sobre vírus respiratórios emergentes foi de 151 mil, nas versões português/espanhol; o curso sobre prevenção e controle de infecções contou com 45 mil usuários, e o curso sobre o ePROTECT, na versão em espanhol, 21 mil usuários.
O CVSP-OPAS tem 20 anos de experiência na condução e gerenciamento de treinamentos dessa natureza. Os usuários participam de uma rede social de aprendizado baseada em cursos e materiais interativos on-line que cobrem uma variedade de temas de saúde pública.
O CVSP disponibiliza regularmente cerca de 70 cursos, entre autoaprendizagem, cursos supervisionados, recursos educacionais abertos e outros tipos de materiais de ensino. Também tem o aporte de conteúdo dos nós de 21 países da Região. Segundo Gabriel Listovsky, coordenador regional do CVSP, “à medida que o surto continua a evoluir, convidamos você a acompanhar o espaço Covid-19, onde serão adicionados cursos, materiais de consulta e webinars para orientar a equipe de saúde no atendimento da pandemia”.
De acordo com o diretor da BIREME, Diego González, “o Centro, como parte da equipe do Departamento de Evidência e Inteligência para Ação em Saúde (EIH), contribui para essa iniciativa apoiando a divulgação dos cursos através das redes sociais e na Vitrine do Conhecimento sobre COVID -19, e através das redes sociais. O Centro sempre teve uma forte aliança com o campus virtual, com o qual mantemos ativa uma rede de recursos educacionais aberta e, desta vez, junta-se a essa tarefa para a qual todos devemos contribuir.”
Sobre o CVSP
O Campus Virtual de Saúde Pública é a plataforma educacional da Organização Pan-Americana da Saúde que busca contribuir para o desenvolvimento das capacidades e competências dos trabalhadores da saúde, apoiando a transformação dos serviços e práticas de saúde pública na região das Américas.
Lançado como plataforma piloto em 2003, teve seu maior crescimento e consolidação entre 2013 e 2014, quando sua rede contava com mais de 160 instituições de saúde pública e aproximadamente 20.000 profissionais de saúde concluíram os cursos on-line disponíveis em vários idiomas.
Em 2020, o CVSP se consolida e marca sua presença na Região, para se tornar a plataforma virtual de referência para a formação de recursos humanos em saúde pública nas Américas, com mais de 1.000.000 de inscritos em seus cursos.