Boletim BIREME n° 45

Resultados alcançados na cooperação técnica entre o CONASS e a BIREME

O projeto de cooperação técnica estabelecido entre a BIREME e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) para o desenvolvimento de ações relacionadas à gestão da informação e do conhecimento em saúde pública, foi implementado em um período de 12 meses, suplantando os resultados esperados e contribuindo para ampliar a visibilidade, acesso e uso das publicações técnicas, científicas e de divulgação do CONASS no contexto da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS).

As linhas de ação do projeto contribuíram para integrar o CONASS na Rede BVS Brasil, para indexar as publicações do Conselho e das Secretarias Estaduais da Saúde nas bases de dados LILACS e ColecionaSUS, e disponibilizar aos usuários o serviço de pesquisa da BVS na Biblioteca Digital do CONASS.

Para além dos resultados alcançados, alguns números e fatos evidenciam o impacto da cooperação e que abre perspectivas de continuidade.

  • As publicações técnicas, científicas e outros conteúdos de informação foram registrados no sistema de gestão integrada de fontes de informação (FI-Admin), em três bases de dados que passaram a integrar a coleção de fontes de informação da BVS: CONASS (1.164 registros); Secretaria Estadual de Saúde de Rio de Janeiro – SES/RJ (205 registros); e Secretaria Estadual de Saúde de Goiás -SES/GO (39 registros).
  • Atividades de capacitação e suporte técnico e metodológico para as equipes do CONASS e das SES/RJ e SES/GO, sobre o processo de seleção e indexação de publicações não convencionais nas bases de dados da BVS, facilitando o acesso a este tipo de informação que, em geral, não entram no fluxo da comunicação científica.

Outro dado que mostra o impacto positivo do projeto está nos números de visitas ao site da Biblioteca Digital CONASS. Comparando os últimos dois anos (2018 e 2019), em 2019 houve incremento no número de usuários (7%), de novos usuários (8%) e de sessões de acesso (6%). Este é um indicador que estamos no caminho certo e justifica a manutenção e atualização permanente da Biblioteca Digital e de suas fontes de informação, assim como a inclusão de outras Secretarias Estaduais de Saúde nesta iniciativa.

Verônica Abdala, Gerente de Fontes de Informação de BIREME,  reafirma suas palavras por ocasião do início do projeto: “o momento é de retomada de uma colaboração que vem de longa data e que é fundamental para que a informação e o conhecimento permeiem as decisões dos gestores de saúde do Brasil, contribuindo para o desenvolvimento da cultura do uso das evidências.” Ademais, trata-se de um projeto que está totalmente alinhado com a missão do CONASS: articular, representar e apoiar as Secretarias Estaduais de Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), promover a disseminação da informação, a produção e difusão do conhecimento, a inovação e fomentar a troca de experiências.

Ampliando o alcance do projeto de cooperação BIREME e CONASS

No contexto deste projeto vale um destaque para a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), que por meio da Coordenação de Pesquisa da Subsecretaria de Educação e Inovação em Saúde (CPES/SUBEDUC), foi possível integrar os seus institutos de pesquisa na BVS: Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IECPN), Instituto de Hematologia Arthur de Siqueira (HEMORIO), Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE) e o Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC). Cerca de 16 profissionais destes institutos e da SES-RJ participaram de atividades de capacitação e estão colaborando para indexar suas publicações.

conass-0A iniciativa foi tão bem aceita e adotada pela SES/RJ, e deu origem a uma proposta de implementação da Biblioteca Virtual BVS-SES/RJ como um marco institucional referente às ações de pesquisa. A BVS SES/RJ vai possibilitar a criação de uma coleção própria e o acesso a partir de um único local à produção científica e técnica da SES/RJ. Segundo Viviane Araújo, coordenadora da CPES/SUBEDUC, “além de facilitar a busca pelos documentos produzidos pela SES/RJ e suas Unidades, o registro dos documentos na BVS-SES/RJ possibilita que os documentos produzidos nas diferentes gestões sejam registrados, assegurando a memória da Secretaria”.

conass-1

conass-2aO serviço de pesquisa possui uma interface e URL própria para o CONASS e está disponível nos idiomas português, inglês, espanhol e francês: https://pesquisa.bvsalud.org/conass/

Versão responsiva para interfaces móveis:

conass-4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *