A Revista Finlay, publicada pelo Centro de Información de la Universidad de Ciencias Médicas de Cienfuegos, Cuba, completou 30 anos em 2017, e para celebrar este evento, e os 15 anos da revista Medisur, foi organizada uma Jornada Científica no campus da instituição. A jornada reuniu editores cubanos, fundadores, membros do Comitê Editorial, avaliadores e colaboradores das revistas, assim como profissionais da saúde e do setor acadêmico de Cienfuegos. Na ocasião, foram disseminados os produtos e serviços da BIREME e, sobretudo, a importância de que as revistas estejam indexadas em LILACS, por ser o principal índice da literatura científica e técnica em saúde publicada nos países da América Latina e Caribe.
Uma das maiores questões do evento era saber como se entrelaçavam as ações de gestão do conhecimento entre uma instituição nacional como o Centro Nacional de Información en Ciencias Médicas (INFOMED), a Representação da OPAS/OMS Cuba e BIREME. Esta pergunta pode ser respondida através das apresentações realizadas durante a jornada: Cómo se inserta la OPS a la Gestión de la Información y del Conocimiento en Cuba? a cargo de Roxana González, consultora da OPAS; SciELO Cuba: Desafios de mejores tiempos, por José Enrique Alfonso, Diretor de Scielo Cuba; Infomed e o desarrollo de la gestión de la información y el conocimiento, por Ileana Alfonso, Diretora da Infomed; e Estrategias y producción científica pelo Dr. González, Diretor de BIREME.
Segundo o Dr. Alain Morejón Giraldoni, Especialista em Medicina Interna e Diretor – Editor das Revistas Medisur e Finlay. “O fórum foi um espaço de intercambio com pesquisadores, autores, editores e gestores de informação científica, onde foram relatadas as experiências da BIREME, assim como as projeções de trabalho da instituição que tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento da saúde nos países da região, através da democratização do acesso à informação e ao conhecimento em saúde. Objetivos que se mostram através da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), espaço de integração de fontes de informação produzidas coletivamente em um determinado tema, região ou instituição, assim como a cooperação técnica em projetos específicos de desenvolvimento. Ademais, se mostrou como se dá o acesso à informação de forma rápida e precisa mediante fontes de informação disponíveis na BVS, que entre seus recursos inclui LILACS e MEDLINE, e a importância do acesso ao conhecimento regional para a tomada de decisões em saúde”.
Durante sua estada em Cuba, o Dr. González Machín visitou as faculdades de ciências médicas Manuel Fajardo e Salvador Allende, onde conheceu os resultados do trabalho realizado com Recursos Educacionais Abertos. Ademais, trocou informação com a equipe técnica da OPAS/OMS Cuba, com os profissionais de Promoção da Saúde do Ministério de Saúde e do CECMED (Centro para el Control Estatal de Medicamentos, Equipos y Dispositivos Médicos), identificando potenciais projetos e iniciativas conjuntas e cooperando com a promoção da visibilidade da informação científica e técnica produzida no país. Da mesma forma, foi una oportunidade para visitar e interagir com a Infomed, atual Centro Colaborador da OPAS/OMS para a BVS e Gestão do Conhecimento e Comunicações.
O Dr. Cristian Morales, Representante da OPAS/OMS em Cuba, ressaltou o quão significativa é esta missão para a Oficina do país assinalando que “a participação do Diretor da BIREME nesta missão a Cuba foi muito proveitosa para o trabalho de cooperação técnica realizada pela nossa Representação. Em um país como Cuba, onde a produção científica é importante, porém onde se enfrentam limitações para seu acesso, todo tipo de iniciativas que visam ampliar a aproximação ao conhecimento que é publicado em periódicos científicos especializados é chave para os estudantes, docentes e pesquisadores cubanos”.