Boletim BIREME n° 72

A BVS é reconhecida como Boa Prática de Cooperação Sul-Sul e Triangular

A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), modelo para a gestão da informação desenvolvido e coordenado regionalmente pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde da Organização Pan Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (BIREME/OPAS/OMS) com o apoio dos países da América Latina e do Caribe é reconhecida como boa prática no 4° volume da Publicação “Good Practices in South-South and Triangular Cooperation for Sustainable Development” da Agência das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul  e Triangular Nações Unidas (UNOSSC, por sua sigla em inglês).

A publicação foi lançada no dia 12 de setembro, em Bangkok, Tailândia, durante a comemoração de alto nível do Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul, no âmbito da “Global South-South Development Expo 2022” e contou com a participação de a equipe de Coordenação de País e Sub-região da OPAS/OMS liderada por Godfrey Xuereb.

Além do modelo da BVS outras cinco boas práticas também apoiadas pela OPAS/OMS foram reconhecidas nessa edição da UNOSSC, que destacamos a seguir.

(1) Fortalecendo a Detecção e Vigilância Nacional e Regional de Resistência Antimicrobiana em Estados Membro da Comunidade Caribenha;

(2) Agregando tecnologias Adicionais aos Cuidados em Saúde em Trinidad e Tobago: Robôs de Serviços de Saúde;

(3) Vacinação em Territórios Fronteiriços em Países Andinos com uma Abordagem Intercultural;

(4) Comunidades Empoderadas na América Latina e no Caribe contra a Resistência Antimicrobiana; e

(5) Cooperação Estratégica para a Doença Renal Crônica de Origem Não-Tradicional na América Central e na República Dominicana.

A poucos meses de a BVS completar 25 anos, o seu reconhecimento como uma boa prática à disposição dos países da Região e fora da Região das Américas, e portanto, destacam e referenciam o programa de cooperação técnica e atuação da BIREME e a sua rede de instituições e profissionais apoiadores, em prol do acesso à informação e evidência científica em saúde na América Latina e Caribe e países de língua portuguesa.

Nas palavras de Antonio Guterres, Secretário Geral das Nações Unidas, “A cooperação Sul-Sul e Triangular são fundamentais para que os países em desenvolvimento mitiguem e se adaptem às perturbações climáticas, enfrentem a crise global de saúde, incluindo a recuperação da COVID-19, e alcancem todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Deve desempenhar um papel cada vez maior na resolução dos nossos desafios comuns”.

O Diretor do Departamento de Evidência e Inteligência para a Ação em Saúde (EIH) e Diretor Interino da BIREME/OPAS/OMS, Sebastián Garcia Saiso, enfatizou que esta publicação destaca a BVS e, consequentemente, o grande trabalho que a BIREME realiza para facilitar o acesso à informação científica em saúde nos países da Região. Além disso, agradeceu a contribuição de Silvia Almeida de Valentin (GA), Lilian Calò (COM e CCS), Márcia Barretto (ITI/GA) e Verônica Abdala (SCI/PFI) pela elaboração dos textos e a todos aqueles que com seu trabalho diário contribuem para fortalecer o Centro e por isso, para a OPAS/OMS, a publicação é um justo reconhecimento deste trabalho diário.

Sobre a Cooperação Sul-Sul

A Conferência das Nações Unidas sobre Cooperação Técnica entre Países em Desenvolvimento que teve lugar em 1978, em Buenos Aires, Argentina, adotou o Plano de Ação para a Promoção e Implementação da Cooperação Técnica entre Países em Desenvolvimento que recebeu o nome da cidade que sediou a Conferência. A Assembleia Geral proclamou na ocasião, a data de 12 de setembro como o Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul.

O Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul ocorreu durante a Expo Global de Desenvolvimento Sul-Sul (GSSD). O evento foi coorganizado pelo Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul (UNOSSC), Governo da Tailândia e Comissão Econômica e Social das Nações Unidas para a Ásia e o Pacífico (UNESCAP). Durante o evento, as partes interessadas tiveram a oportunidade de refletir sobre o papel vital da cooperação Sul-Sul e triangular no apoio aos Estados Membros para alcançar a Agenda 2030 e cumprir a Década de Ação, enquanto se recupera efetivamente da crise global do COVID-19 e se empenham em construir sociedades resilientes, sustentáveis, inteligentes e inclusivas. Foi nesta atmosfera que as iniciativas reconhecidas como Boas Práticas em Cooperação Sul-Sul e Triangular para o Desenvolvimento Sustentável foram anunciadas por meio da publicação.

O Capítulo sobre a BVS está disponível em PDF (em inglês).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *