No contexto da cooperação técnica da BIREME/OPAS/OMS na América Latina e Caribe em gestão da informação técnica e científica em saúde, e em seguimento às ações para avançar com a iniciativa da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) Caribe, ocorreram, no início de novembro, capacitações sobre como utilizar a ferramenta FI-Admin, desenvolvida pela BIREME, para ingressar dados na base MedCarib.
A capacitação ocorrida em 8 e 10 de novembro contou, na abertura, com as palavras do Dr. João Paulo Souza, Diretor da BIREME que destacou a importância do trabalho em rede, contribuindo para aumentar a visibilidade dos documentos produzidos nos países do Caribe de língua inglesa e sobre esses países, tendo sido liderada por Marcia Barretto, coordenadora de infraestrutura de TI (ITI/GA) da BIREME.
Participaram seis membros da Jamaica (do Ministério da Saúde e da Biblioteca Nacional da Jamaica), integrantes da Rede MedCarib. A realização dessa capacitação foi coordenada por Victoria Cruickshank-Taylor de CARPHA (Caribbean Public Health Agency – Agência de Saúde Pública do Caribe), atual coordenadora regional da rede MedCarib e está alinhada com a missão da OPAS/OMS e do Departamento de EIH (Evidência e Inteligência para Ação em Saúde, por sua sigla em inglês) de disponibilizar evidências e informação de qualidade em saúde.
Na semana anterior, nove membros de Guiana (da Universidade e da Representação OPAS/OMS de Guiana) foram capacitados por Ayaana Alleyne-Cumberbatch, da Biblioteca de Ciências Médicas da Universidade das Índias Ocidentais em Trinidad e Tobago, que vem liderando as capacitações na região do Caribe nos últimos dois anos. Essa capacitação também contou com apoio da BIREME/OPAS/OMS especificamente na preparação da infraestrutura para o acesso ao ambiente de treinamento da ferramenta FI-Admin.