Realizada em 24 de maio, a IX Sessão do Comitê Científico da BIREME enfocou a estratégia que visa implementar a transformação digital do Centro cujos componentes, considerando as recomendações dos membros do Comitê, estarão no PTB 24-25 do Centro.
Boletim BIREME n. 80
A BVS foi apresentada durante a MLA/SLA 2023
A Biblioteca Virtual em Saúde, que completou 25 anos em 2023, foi apresentada na Conferência Anual 2023 da Medical Library Association (MLA), realizada em colaboração com a Special Libraries Association (SLA), sobre tópicos de biblioteconomia médica, como liderança e gerenciamento. O evento foi realizado em Detroit, Michigan, de 16 a 19 de maio, com participação híbrida. O foco foi o compartilhamento de projetos, experiências, desafios e sucessos de saúde global e equidade de todo o mundo.
Dia Internacional da Enfermagem 2023: Nossos Enfermeiros. Nosso Futuro
O Dia Internacional da Enfermagem 2023 convoca países a discutir capacidade, disponibilidade e distribuição destes profissionais para ampliar o acesso e a cobertura da Atenção Primária à Saúde, com especial atenção às populações mais vulneráveis.
VI Congresso Internacional de APS debate a transformação digital para a redução de mortes maternas
Com tema central alinhado à nova estratégia da BIREME, o CIAPS 2023 foi realizado presencialmente na Universidade Federal do Piauí, com transmissão online. Na programação do evento, a redução da mortalidade materna foi tema das conferências de João Paulo Souza, Diretor, e Verônica Abadla, Gerente de Fontes de Informação da BIREME. Oficinas pré-congresso e visitas técnicas também estiveram na agenda da equipe.
Novos produtos e ações marcam finalização de mais um ciclo do convênio com a SMS-SP
No marco do convênio estabelecido entre a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS – São Paulo) e a BIREME/OPAS/OMS desde 2011, confira os avanços e resultados obtidos com a finalização do segundo ano da fase III.
Dia Mundial da Hipertensão 2023 “Meça sua pressão arterial com precisão, controle-a e viva mais!”
Considerando que as doenças cardiovasculares, entre elas a hipertensão, são a principal causa de morte nas Américas, a OPAS criou a Iniciativa HEARTS nas Américas, liderada pelos Ministérios de Saúde com a participação de atores locais. O objetivo é promover a adoção das melhores práticas globais na prevenção e controle de doenças cardiovasculares e melhorar o desempenho dos serviços por meio de um melhor controle da hipertensão e promoção da prevenção secundária com ênfase na atenção primária à saúde.