Boletim BIREME n. 84

Rede BVS renova compromisso com a Informação para Ação em Saúde

Entre os dias 13 e 16 de novembro, em São Paulo, coordenadores e pontos focais membros da Rede BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) estiveram reunidos para uma série de três reuniões técnicas e uma oficina. A realização dos eventos que contextualizou os 25 anos da BVS, contou com 80 participantes de 21 países da Região, e com a coordenação da BIREME e o apoio das Oficinas OPAS nos países.

As atividades se iniciaram com a Oficina “Renovação do Modelo BVS”, realizada nos dias 13 e 14, com o objetivo de manter a BVS alinhada à nova “Estratégia BIREME 2023-2025 – Informação para a Ação em Saúde”. Em seguida, nos dias 15 e 16, uma programação específica foi conduzida com os grupos que coordenam o planejamento estratégico da BVS Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI) Américas, e o plano para o desenvolvimento da BVS Caribe e a incorporação de inovações tecnológicas e soluções digitais com o apoio da Infomed de Cuba.

Na mesma semana, também em São Paulo, aconteceu o seminário internacional “Relacsis 4.0 – Sistemas de Informação e Saúde Digital nas Américas”, organizado pelo Departamento de Evidência e Inteligência para a Ação em Saúde (EIH) da OPAS e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. O diretor de EIH, Sebastián García Saisó, esteve também presente em atividades de trabalho pontuais da Rede BVS e em reuniões com o diretor da BIREME, João Paulo Souza.

O Diretor da BIREME também participou de reuniões técnicas conduzidas também com o Ministério da Saúde do Brasil, com a Coordenação Geral de Documentação e Informação da Subsecretaria de Assuntos Administrativos, Secretaria Executiva. E com o Centro Latino-Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva (CLAP), contando com a presença da Diretora Suzanne Serruya.

Para João Paulo Souza, Diretor da BIREME, a sincronia entre os eventos da BIREME e da OPAS em São Paulo em termos de agenda e ênfase na transformação digital são demonstrações do compromisso regional e liderança da organização em avançar e consolidar a telessaúde e a informação para ação em saúde na vanguarda das tecnologias emergentes.



Recomendações para apoiar o fortalecimento da BVS

Na oficina para a renovação do modelo BVS, o trabalho foi desenvolvido pelos grupos nos seguintes temas: funções essenciais da BVS, controle bibliográfico, governança, e necessidades dos usuários. Como resultado, foi gerada uma série de recomendações para aplicação nas instâncias e no modelo BVS, as quais serão utilizadas também para retroalimentar o Plano de Trabalho Bianual da BIREME para 2024-2025.

Depoimentos de integrantes da Rede BVS registram relevância local

Ao longo dos quatro dias de evento, os participantes foram convidados pela equipe da BIREME para registrar depoimentos pessoais sobre a relevância da BVS em seus contextos locais. São histórias que reportam o forte vínculo existente entre as instituições, os usuários e integrantes, coordenadores e pontos focais da BVS nos países da América Latina e do Caribe, demonstrando o alto grau de confiabilidade que a BVS dispõe na Região. Gravados em vídeo, 18 depoimentos já podem ser conferidos na rede social Instagram @redebvs. Visite-o e registre-se para ficar por dentro das atualizações da BIREME.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *