Boletim BIREME n° 9

Relacionamento com instituições nacionais em foco

A BIREME/OPAS/OMS possui uma relação histórica de parceria e cooperação técnica com instituições nacionais, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde (ANVISA/MS) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entre outras.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a BIREME são parceiros de longa data em inúmeros projetos e produtos, tais como o Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (REBEC), o ProQualis e o SciELO Livros. Ademais, a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fiocruz representa o nodo Brasil do Campus Virtual de Saúde Pública da OPAS/OMS. Atualmente, a Fiocruz coordena e apoia 14 instâncias de Biblioteca Virtual em Saúde (a BVS Fiocruz, onze instancias temáticas e duas biográficas) e contribui para o desenvolvimento de projetos, produtos, serviços e eventos de informação científica e técnica, além de apoiar a Rede de Bibliotecas Virtuais em Saúde nos países da Região.

Visita à Presidência da Fiocruz
Visita à Presidência da Fiocruz

Tendo em vista o histórico da cooperação entre as instituições, em maio de 2017, o Dr Diego González e Renato Murasaki, ambos da BIREME, visitaram a Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, com dois objetivos principais. O primeiro deles se refere ao Instituto de Comunicação, Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT), representado por Ana Maranhão, chefe da Seção de Informação, Fátima Martins, coordenadora da Rede de Bibliotecas da Fiocruz, e Luciana Danielli, bibliotecária. Neste encontro foi reiterada a importância da Fiocruz para a Rede BVS Brasil, não apenas pelo número de instâncias de BVS sob sua coordenação, mas principalmente pela capacidade de mobilização de usuários, gestão de informação e conhecimento, produção científica e técnica, recursos humanos e infraestrutura.

O segundo objetivo se refere ao encontro do Diretor da BIREME com a nova Presidente da Fiocruz, Dra. Nísia Trindade, reunião que participaram também o Dr. Umberto Trigueiros, Diretor do ICICT e o Dr. Paulo Marchiori Buss, Diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde (CRIS). Destes encontros emergiram uma série de temas que poderão potencialmente integrar futuros projetos de cooperação técnica BIREME-Fiocruz. A Presidente da Fiocruz manifestou interesse em desenvolver na instituição um evento para celebrar o cinquentenário da BIREME no segundo semestre deste ano. Uma nota sobre os 50 anos da BIREME foi publicada na página da instituição.

O primeiro convênio entre a ANVISA/MS e a BIREME foi desenvolvido entre 2002 e 2008, e consistiu no desenvolvimento de produtos e serviços de informação inovadores, como o Portal do Conhecimento e Comunidade Virtual em Vigilância Sanitária, Legislação em Vigilância Sanitária, Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Bulas e outros produtos em gestão da informação.

Após um hiato de quase dez anos, em 2016 teve início uma série de visitas de profissionais da Agência à BIREME e vice-versa, com o intuito de retomar o diálogo em direção a um potencial novo projeto de cooperação técnica entre as instituições. Em maio de 2017, o Diretor da BIREME, Dr Diego González, acompanhado por Renato Murasaki (gerente de Metodologias e Tecnologias da Informação) visitou a sede da Agência, onde se reuniu com o seu Diretor Presidente, Dr Jarbas Barbosa da Silva Júnior, membros de sua equipe, e a consultora da Unidade Técnica de Medicamentos, Tecnologia e Pesquisa da OPAS Brasil, Natália Franco Veloso.

Visita a Anvisa
Visita à Anvisa

Na ocasião, os presentes discutiram a elaboração de um novo projeto de cooperação técnica no âmbito do Termo de Cooperação 64 (TC-64) com a Organização Pan-Americana da Saúde Brasil (OPAS Brasil), que inclui o desenvolvimento de um Repositório Institucional e um Glossário para a ANVISA. Estes desenvolvimentos estão alinhados com as atividades da Gerência de Conhecimento, Inovação e Pesquisa da Agência, e também com a estratégia da BIREME no fortalecimento das Redes da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e da Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *