Boletim BIREME n° 10

Centros especializados da OPAS/OMS, BIREME e PANAFTOSA fortalecem sua aliança de trabalho

A BIREME e o Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (PANAFTOSA), ambos centros especializados da OPAS/OMS, trabalham há muitos anos em conjunto para fortalecer a gestão da informação e conhecimento científico e técnico em zoonoses e em doenças transmitidas por alimentos. Os principais produtos deste esforço colaborativo entre os Centros são a BVS Saúde Pública Veterinária e a BVS Inocuidade de Alimentos.

Com o objetivo de fortalecer estas iniciativas e ampliar as possibilidades de cooperação técnica entre os dois Centros, foi realizada em maio de 2017 uma série de reuniões na sede da PANAFTOSA, no Rio de Janeiro/RJ, com a participação dos Diretores dos Centros, Dr. Ottorino Cosivi (PANAFTOSA) e Dr. Diego González (BIREME) e equipes técnicas de ambos os centros, que permitiu a troca de informação sobre seus principais projetos e atividades de cooperação técnica a nível local, regional e global.

aft_3

Como resultado dos encontros, chegou-se à conclusão de que existe uma grande oportunidade de avaliar as instâncias de BVS coordenadas pela PANAFTOSA e promover ações de fortalecimento nacional e regional do trabalho colaborativo da rede de instituições em Saúde Pública Veterinária e em Inocuidade de Alimentos e de atualização dos produtos, serviços e conteúdos disponíveis nos respectivos portais Web.

Considerando a gestão de informação e conhecimento como um eixo transversal a todas as áreas de cooperação técnica da PANAFTOSA, cabe ressaltar que o Centro de Gestão do Conhecimento da PANAFTOSA (CGC PANAFTOSA) vem recentemente passando por um processo de revisão, reorganização e reestruturação de suas atividades, com o apoio de KBR/OPAS. Neste sentido, abrem-se perspectivas de cooperação com a BIREME no marco dos Termos de Cooperação vigentes, considerando a necessidade de acesso e uso da informação e evidência científica para a tomada de decisão, de sistematização do registro, organização e disseminação de experiências exitosas e boas práticas e de capacitação de recursos humanos, com o objetivo final de fortalecer a disseminação dos temas relacionados com a Saúde Publica Veterinária na Região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *