“O pessoal de enfermagem é fundamental, não só para a prestação de atendimento de saúde a milhões de pessoas no mundo inteiro, mas também para a transformação das políticas de saúde, a promoção da saúde nas comunidades e o apoio aos pacientes e suas famílias. O pessoal de enfermagem é fundamental para a consecução da cobertura de saúde universal e para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Estas são palavras do Diretor Geral da OMS, o Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus[1].
Em consonância com as palavras do Dr. Tedros e a fim de apoiar a formação continuada do pessoal de Enfermagem, foi criada em 2005 a Biblioteca Virtual em Saúde Enfermagem Internacional, com o objetivo de promover a equidade no acesso à melhor informação científica e técnica em enfermagem e temas relacionados, produzida na região das Américas, por meio do trabalho colaborativo de uma rede de instituições produtoras de informação.
Atualmente, o projeto conta com a participação de instituições de sete países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Cuba, México e Uruguai, que trabalham juntos na definição dos critérios de seleção de conteúdos e no registro da produção científica nas fontes de informação disponível na BVS.
Em função do trabalho colaborativo das instituições de tais países, em 2017 a BVS contou com acessos de mais de 50 países com alcance nos cinco continentes e destaque para os acessos no Brasil, Espanha, México, Colômbia, Peru, Argentina e Cuba, contabilizando aproximadamente 415 mil usuários e 850 mil visualizações de páginas. Somando os acessos ao portal BVS Enfermagem Internacional, BVS Enfermagem Brasil e BVS Enfermagem Colômbia, que utilizam a mesma plataforma, em 2017 a BVS foi acessada por mais de 590.000 usuários, com 1.950.000 visualizações de páginas.
Em setembro deste ano, o Comitê Consultivo da BVS congregou-se na Universidade Peruana Cayetano Heredia, em Lima, Peru, na XI Reunión Internacional de la Red BVS Enfermería de las Américas, que contou com 31 participantes provenientes do Brasil, México, Colômbia, Chile, Portugal e Peru. Nessa oportunidade foram apresentados os avanços da BVS e os representantes do Chile e de Portugal foram convidados a se somar ao projeto da BVS Enfermagem.
Também no Peru, a BVS foi destacada na XI Reunión General de Redes de Enfermería de las Américas, no Painel-Foro: “Contribuições das Redes à Educação em Enfermagem”, no qual foram apresentadas três redes de enfermagem:
- Rede Internacional de Enfermagem Baseada em Evidência;
- Rede Ibero-americana de Pesquisa em Educação em Enfermagem; e
- Rede BVS Enfermagem Internacional
A BVS é coordenada pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, com o apoio da Unidade de Recursos Humanos para a Saúde da área de Sistemas e Serviços de Saúde (HSS – acrônimo em inglês para Health Systems and Services) do Escritório Central da OPAS/OMS e pelo Centro Latino-americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS).
[1]Fonte: http://www.who.int/mediacentre/news/releases/2017/chief-nursing-officer/es/