Nos dias 9 e 10 de outubro, a Coordenação Geral de Documentação e Informação que integra a Subsecretaria de Assuntos Administrativos da Secretaria Executiva (CGDI/SAA/SE) do Ministério da Saúde do Brasil (MS), representada por Maria Resende (Coordenadora Geral de Documentação e Informação do MS do Brasil), Shirley Rodrigues Gonçalves (Coordenadora de Disseminação de Informação Técnico Científica em Saúde do MS do Brasil) e Sandra Cristina Teixeira (Responsável pela área da BVS) se reuniram na BIREME/OPAS/OMS, em São Paulo.
A reunião foi liderada por Diego González, Diretor da BIREME, com o apoio dos Gerentes e equipes para discutir os resultados alcançados no âmbito dos Termos de Cooperação TC-93 e os desenvolvimentos do TC-95, ambos formalizados por meio da OPAS/OMS Brasil para o fortalecimento institucional da BIREME e o desenvolvimento de produtos e serviços em gestão da informação científica e técnica, alinhados às prioridades tanto do Ministério da Saúde quanto da BIREME/OPAS/OMS.
Desta forma, o fomento à produção, acesso e uso da informação e conhecimento científico e técnico está alinhado com as principais estratégias regionais da OPAS/OMS no período 2016-2019 e às suas Estratégias e Planos de Ação sobre e-Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicações e Acesso e Cobertura Universal à Saúde. Da mesma forma, o TC-93 está alinhado ao Plano Plurianual 2016-2019 do Ministério da Saúde do Brasil, que inclui aplicar os novos conhecimentos gerados à prática em saúde, inserir os problemas prioritários de saúde na pauta da pesquisa científica e na educação e aprimoramento dos profissionais de saúde.
O informe de resultados do TC-93 referente ao primeiro semestre de 2018[1] foi aprovado após discussão detalhada de cada um dos 4 (quatro) Resultados Esperados, caracterizando o alcance das metas estabelecidas que se aplicam à gestão de informação e conhecimento nas políticas, planos e estratégias nacionais de saúde, contribuindo ao cumprimento da Agenda 2030.
No contexto do TC-95 foram revisadas as atividades a serem desenvolvidas em torno a duas principais linhas de ação: (1) promover o uso da informação em acesso aberto e de evidência científica e técnica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS); e (2) fortalecer a gestão e a difusão da Biblioteca Virtual em Saúde no Brasil. A partir do consenso destas atividades, em coordenação com a CGDI/SE/MS a equipe da BIREME dará seguimento às implementações.
CGDI/SE/MS na BVS7/CRICS10
Um importante tópico discutido com a equipe CGDI/SE/MS foi a participação do MS no 10° Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS10), que se realizará em São Paulo, conjuntamente com a 7° Reunião de Coordenação da BVS (BVS7), nos dias 4 a 6 de dezembro próximo. O MS terá um estande que servirá como showcase dos seus produtos e serviços e da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde (BVS MS). A CGDI/SE/MS também coordenará, posteriormente ao CRICS10, no dia 7 de dezembro, a Reunião da Rede da BVS no Brasil.
Segundo Diego González, Diretor da BIREME durante a abertura da reunião, “o Ministério da Saúde do Brasil é um dos principais apoiadores institucionais da BIREME desde sua fundação, em 1967, e a experiência de trabalho em rede que desenvolveu com seus Centros Cooperantes é um modelo a ser seguido na América Latina e Caribe”. Os benefícios desta parceria entre o Ministério da Saúde e a BIREME através da implementação do modelo da BVS no Brasil e os produtos e serviços dela derivados foi algo que reforçou Maria Rezende, Coordenadora General de Documentação e Informação do MS do Brasil.
[1] Disponível em https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_docman&view=download&slug=rt-tc93-1sem2018-vfinal&Itemid=965