O trabalho de autoria da equipe da Secretaria Executiva da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) Enfermagem, Francisco Lana, Mariana Felisbino, Allana Reis, Meiriele Tavares, Hugo Átila e Jordana Rabelo, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), destaca, além das características do projeto, os indicadores da coleção de fontes de informação e de acesso ao portal, os avanços e os desafios da rede BVS Enfermagem Internacional.
O trabalho (Fig. 1) foi ganhador do “Concurso de poster de redes e innovaciones en el cuidado” promovido no XVI Coloquio Panamericano de Investigación en Enfermería. O colóquio é uma reunião bienal da enfermagem que considera os diferentes âmbitos da prática: cuidados clínicos, gestão, pesquisa e formação de recursos humanos da Região das Américas. O colóquio está se estendendo por diversas partes do mundo com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde e dos Centros Colaboradores de Enfermagem e Obstetrícia da OPAS/OMS, e neste ano teve como tema central: “Contribuição da Enfermagem para a Atenção Primária em Saúde para a Saúde Universal”.
Ainda no dia 4 de novembro, no Centro de Convenções de Havana ocorreu a XII Reunião Internacional da Rede BVS Enfermagem, que tinha como principais objetivos:
- Socializar as experiências das Redes Nacionais e de desenvolvimento de redes nacionais no portal da BVS Enfermagem Internacional;
- Delinear estratégias de cooperação para o fortalecimento das fontes de informação em enfermagem;
- Mapear as fontes de informação em enfermagem dos países participantes da rede;
- Analisar as possibilidades e desafios para o desenvolvimento das bases de dados nacionais e internacionais (BDENF e outras); e
- Decidir sobre a inclusão de novos periódicos em BDENF/LILACS.
A Rede BVS Enfermagem se reúne anualmente sempre com o propósito de analisar os avanços e fortalecer os laços da rede em prol da organização e do acesso equitativo à informação científica em enfermagem.
Fonte: http://coloquioenfermeria2018.sld.cu/index.php/coloquio/2018