Boletim BIREME n° 27

A Declaração de São Paulo foi um resultado da BVS7

A 7a Reunião da Coordenação Regional da BVS (BVS7), realizada no dia 4 de dezembro de 2018, precedeu o 10° Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS10), em São Paulo. “Este é um espaço de intercâmbio e aprendizado, para que possamos fortalecer os nossos esforços conjuntos, como pressupõe o trabalho em rede”, declarou o Dr. Diego González, Diretor da BIREME, na cerimônia de abertura do evento, ao dar as boas-vindas aos participantes dos países que integram a Rede BVS.

O objetivo primário da Reunião, de acordo com Silvia de Valentin, Administradora da BIREME, era fortalecer as capacidades nacionais e regionais em informação científica em saúde, por meio de cooperação técnica e da ampliação das redes colaborativas.

bvs7O modelo de trabalho em rede foi adotado desde o início pela BIREME, há 51 anos. O Centro trabalha com foco na gestão do conhecimento e no fluxo de informação, fazendo uso da tecnologia para disponibilizar e dar acesso à informação de qualidade para os mais diferentes públicos. De acordo com Verônica Abdala, Gerente de Serviços e Fontes de Informação da BIREME, a página BVS regional teve mais de 32 milhões de visualizações em 2018, e estes números tendem a aumentar. Abdala aponta que, embora exista um grande volume de informação em saúde produzida na América Latina e Caribe, é preciso apresentá-la em linguagem mais próxima da realidade do usuário, garantindo dessa forma sua visibilidade e usabilidade. “Temos que valorizar o conhecimento gerado em nossos países”, defende.

bvs7_aO tema da equidade, central na Agenda 2030, permeou diversas das palestras realizadas na BVS7. Renato Murasaki, Gerente de Metodologias e Tecnologias da Informação da BIREME, lembrou que no mundo de imersão tecnológica em que vivemos hoje, em que as interações em sua grande parte são intermediadas pelas máquinas, a iniquidade digital afeta a oportunidade de direitos e a igualdade. “A equidade é um valor institucional da BIREME, que está presente no desenvolvimento dos serviços e produtos em informação do Centro”, afirmou.

Ian Roberts, da Biblioteca e Redes de Informação para o Conhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentou a abordagem estratégica da OMS para a integração global de redes de informação em saúde, reconhecendo a importância da BVS como fonte de inspiração para a criação do Global Index Medicus (GIM). “Estamos felizes e orgulhosos de trazer as coleções de literatura científica criadas em nível nacional, em contextos muito específicos, e dar a elas visibilidade por meio da BVS”, celebrou.

bvs7_bA liderança da Região na gestão do conhecimento em saúde foi exaltada também por Eliane Pereira dos Santos, Assessora do Departamento de Gestão do Conhecimento e Publicações da OPAS/OMS. De acordo com Santos, com a Estratégia e o Plano de Ação aprovados pelos Estados-Membros da OPAS em 2012, com vigência de 2013 a 2018, as Américas se tornaram a primeira Região da OMS a estabelecer uma estrutura específica para fomentar ações sobre gestão do conhecimento, acesso à informação e comunicação em saúde. “[O documento] consolidou as Américas como a Região pioneira na implementação de novos paradigmas relacionados à geração, circulação, preservação e disseminação de informações de saúde pública”, declarou.

aw_bvs7A BVS7 contou com conferência magistral proferida por Amanda Wilson, da Biblioteca Nacional de Medicina (NLM) dos Estados Unidos, com o tema “Construindo redes colaborativas: perspectivas dos setores da saúde e dos transportes”, além de outras 15 palestras organizadas em mesas redondas, que abordaram o fortalecimento de redes para aumento do impacto da BVS; o trabalho em rede nas esferas local, regional e internacional; e o intercâmbio de experiências e de melhores práticas de redes regionais da BVS.

O evento foi encerrado com a leitura das recomendações dos três eventos satélites realizados no âmbito da BVS7 e com as palavras da Diretora da OPAS, Dra. Carissa Etienne, que agradeceu o comprometimento e dedicação da Rede BVS ao longo dos anos em prol do desenvolvimento da saúde na Região. A Dra. Etienne reconheceu a importância da informação contida na BVS, que atende acadêmicos e estudantes, entre outros. “Estamos em uma era de revolução da informação e da inovação que nos levará à alcançar os objetivos. Obrigada a todos por sua generosidade e obrigada por persistir com a tarefa de apoiar os povos desta Região a atingir o desenvolvimento” salientou.

A seguir, foi realizada a leitura da Declaração de São Paulo em prol da Democratização do Conhecimento Científico para Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *