Boletim BIREME n° 28

IV Sessão do Comitê Científico acontece na BIREME

A IV Sessão do Comitê Científico (CC) do Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME) foi realizada no dia 3 de dezembro de 2018, no marco da qual se apresentou a situação atual de desenvolvimento do Centro e dos seus produtos e serviços no contexto do Plano de Trabalho Bianual (PTB) atual para o biênio 2018-2019 o qual está alinhado ao Planejamento Estratégico da Organização Pan Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).

ccaA sessão foi iniciada com uma mensagem de boas vindas de Silvia Almeida de Valentin (Gerente de Administração), em nome de Diego González Machín, Diretor e Secretário ex-officio do Comitê Científico, que estava em companhia da Diretora da OPAS/OMS, Carissa F. Etienne, que esteve em São Paulo nos dias 3 e 4 de dezembro de 2018 para participar dos eventos 7ª. Reunião de Coordenação da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS7) e 10ª. Edição do Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS10). Na oportunidade foi reconhecido o apoio continuado dos membros dos Comitês de Governança da BIREME, que representam os Estados Membros da Organização.

ccbEstiveram presentes também os membros especialistas de seis países que fazem parte do Comitê Científico e que também participaram dos eventos BVS7 e CRICS10:

  • Efren Carlos Oropeza Abúndez, Comunicação Científica, México
  • Georgiana Marie Gordon-Strachan, Pesquisa Científica, Jamaica
  • Ileana Alfonso Sanchez, Gestão da Informação, Cuba
  • Jaider Ochoa Gutierrez, Educação e Gestão do Conhecimento, Colômbia
  • Mario Guillermo Tristan Lopez, Pesquisa Científica, Costa Rica
  • Roberto Carlos Pacheco, Tecnologia da Informação, Brasil

As gerências técnicas e administrativas fizeram apresentações que destacaram os avanços que contribuíram para o fortalecimento institucional da BIREME em 2018, além de enfatizar os avanços em relação às recomendações da III Sessão do Comitê Científico.

cceEsta sessão do Comitê Científico também contou com a presença, como observadora, de Amanda J. Wilson, da National Library of Medicine dos Estados Unidos.

A Dra. Etienne, em suas palavras finais, enfatizou “a importância do Comitê Científico em oferecer suas recomendações para que a BIREME desempenhe um papel importante na inovação, gestão do conhecimento e da informação, apoio para que a tomada de decisões seja baseada em evidência, ciência aberta e pesquisa e acesso à informação científica”.

A Diretora da OPAS/OMS, Carissa F. Etienne, o Diretor da BIREME e os membros do Comitê, além de reconhecerem os resultados alcançados pela BIREME e a sua importância para democratizar o acesso à informação e à evidência científica em saúde nos países da Região da América Latina e Caribe, chegaram a um consenso sobre as recomendações de fortalecimento do Centro que estarão refletidas no informe da reunião.

comite-cientificoO Dr. González, Diretor da BIREME, encerrou a reunião agradecendo ao Comitê Científico, aos gerentes e ao pessoal da BIREME e ressaltou a importância da presença nesta sessão da NLM e da Diretora da OPAS/OMS, Dr. Etienne. Mais uma vez, reiterou o compromisso da BIREME de seguir as recomendações de seus Comitês de Governança, do Comitê Assessor e o Comitê Científico. “Cada reunião é uma oportunidade para a BIREME mostrar seu progresso, bem como assumir novos desafios que fortalecem sua missão e sua contribuição para a saúde dos povos da América Latina e do Caribe”, ressaltou o Dr. González.

Sobre o Comitê Científico

A função principal do Comitê, de acordo com o Estatuto da BIREME no contexto do seu novo marco institucional (CD49.R5), é fazer recomendações ao Comitê Assessor sobre as funções programáticas da BIREME de acordo com o estado da arte internacional em informação e comunicação científica, compreendendo: políticas e critérios de qualidade para seleção de conteúdos; gestão de informação, conhecimento e evidência científica; gestão editorial; infraestrutura de armazenamento e recuperação de informação; bibliometria; infometria; e cienciometria.

O Estatuto estabelece que o Comitê seja composto de pelo menos cinco especialistas internacionais, designados por sua reconhecida competência em pesquisa científica, gestão de informação e conhecimento em saúde, comunicação científica e técnica em saúde e seu conhecimento nas áreas de pesquisa, ética, desenvolvimento, operações e financiamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *