Com o principal propósito de fortalecer a Rede de Políticas Informadas por Evidência (EVIPNet) nas Américas e potencializar o intercâmbio de experiências e capacidades entre os diferentes países que contam com estratégicas para promover o uso de evidência na tomada de decisões em políticas de saúde, foi realizada a Reunião Regional sobre o uso da Evidência para as Políticas, em Santiago do Chile.
Durante três dias (de 16 a 18 de outubro) de intensa interatividade, foi possível conhecer as iniciativas e atividades que cada país, a OPAS e a OMS realizam no âmbito da EVIPNet; explorar áreas técnicas de desenvolvimento conjunto entre as equipes que aportam evidência para a formulação e implementação de políticas de saúde; e construir as bases para desenvolver uma estratégia conjunta para promover o uso sistemático de evidência científica para a tomada de decisões em políticas de saúde na Região.
Participaram da Reunião representantes da Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, El Salvador, Paraguai, Peru, Trinidad e Tobago e Uruguai, das diferentes estruturas funcionais que geram e usam a evidência científica para a tomada de decisões em saúde pública, bem como outros especialistas nacionais, regionais e globais.
Cada representante de país apresentou uma síntese do avanço de seus respectivos programas relacionados com o uso da evidência na tomada de decisões para formular, implementar e avaliar políticas, recomendações clínicas, de cobertura nos planos de benefícios, resposta rápida e avaliação de tecnologias, entre outros. Além disso, foi apresentada informação sobre a estrutura, governança, prioridades, tipos de resposta, padrões, produtos, impacto, alianças e redes para cada instituição; e as necessidades institucionais e propostas para fortalecer a Rede EVIPNet Américas.
Sobre EVIPNet
Sob a convicção de que o uso sistemático da evidência disponível se traduz em melhores políticas e um maior bem-estar para a população, no ano de 2005 a OMS lançou a iniciativa EVIPNet “Rede de Políticas Informadas por Evidência”, que tem como objetivo principal promover o uso regular de evidência científica na formulação e implementação de políticas em saúde.
EVIPNet inclui redes globais e regionais nas quais participam as equipes de cada país. Na Região das Américas, EVIPNet funciona com diferentes níveis de complexidade em diferentes países da Região desde o ano de 2007, com coordenação geral pela OPAS.
A formulação de políticas de saúde informadas por evidência é um enfoque que tem como objetivo garantir que seja utilizada a melhor evidência científica disponível para a tomada de decisões. A mesma é caracterizada pelo acesso y a avaliação sistemática e transparente da evidência científica e outros conhecimentos como contribuição ao processo de formulação de políticas.
Sobre a Reunião
A reunião foi organizada por Ludovic Reveiz, do Departamento de Evidência e Inteligência para a Ação em Saúde (EIH/OPAS/OMS), com o apoio da Divisão de Planejamento Sanitário, Subsecretaria de Saúde Pública do Ministério de Saúde do Chile e da Representação da OPAS/OMS no Chile.
Por parte da BIREME, Verónica Abdala participou da reunião, contribuindo nas discussões e propondo as seguintes linhas de colaboração para apoiar a reativação da Rede EVIPNet Américas:
- Desenvolvimento da base de dados PIE – Políticas Informadas por Evidências, que inclui informação de sínteses de evidências e outros materiais da EVIPNet. Todos os países aceitaram colaborar e aportar seus produtos à base PIE, além de indicar um ponto focal para fazer o registro direto em PIE de seus produtos, segundo os critérios da base de dados;
- Reativação do Portal EVIPNet Américas (americas.evipnet.org) com informação sobre a Rede, fontes de informação que interessam ao tema de políticas informadas por evidências, e visibilidade para os produtos e serviços da Rede EVIPNet Américas;
- Atualização do curso PIE em espanhol com tutoria e disponível no CVSP; e
- Desenvolver e lançar o portal de Evidência para abordar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Outros participantes convidados a contribuir para alcançar o objetivo da reunião foram Taghreed Adam da OMS HQ, Tanya Kuchenmüller da EVIPNet OMS/Europa, John Lavis da McMaster University (Canadá) e o Centro Colaborador da OPAS/OMS para Políticas Informadas por Evidências, Ulysses Panisset da Universidade Federal de Minas Gerais e ex-coordenador da EVIPNet, e Evelina Chapman, que atualmente está colaborando com a EVIPNet Europa.
Com o apoio do Dr. John Lavis e com base nas apresentações dos países, a OPAS desenvolveu um rascunho de roteiro que foi apresentado e discutido entre todos. Os participantes concluíram que este é o momento adequado para fortalecer a EVIPNet Américas. Assim, foram abordadas considerações operacionais e estratégicas para o fortalecimento da Rede na Região.