Boletim BIREME n° 38

LILACS comemora 34 anos com o lançamento de um novo portal

Em 29 de outubro de 2019, a LILACS – Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde – comemorou seus 34 anos com diversas ações que culminaram no lançamento virtual de seu novo portal, com grande participação de profissionais da América Latina e do Caribe.

Uma nova arquitetura da informação e design gráfico foi desenvolvida para destacar os princípios da LILACS, como: trabalho em rede e capacitação local, prioridades de saúde pública, últimas publicações, notícias e inovações realizadas pela BIREME com base na metodologia LILACS; além disso, foram implementadas ferramentas de acessibilidade para portadores de deficiências parciais ou totais.

A definição do conteúdo foi realizada de forma participativa e a equipe de produção de fontes de informação e serviços de informação cooperativa contribuiu para esta tarefa.

Também foi destacada a participação das redes LILACS e BVS na escolha do lema da LILACS, ação desenvolvida por meio de votação, definindo-se como: “Informações em saúde da América Latina e do Caribe”, o que atualmente já aparece no banner do portal e em todo o material de divulgação da LILACS.

A consulta pública sobre os novos critérios para seleção e permanência de periódicos na LILACS também ocorreu em duas etapas: a primeira com toda a equipe da BIREME e os coordenadores nacionais e temáticos da rede LILACS, e a segunda com a participação de todos os profissionais das redes LILACS e BVS, editores de revistas científicas em saúde e profissionais envolvidos com o tema da comunicação científica.

Outro conteúdo destacado no portal é a área de infometria, destinada a tornar visíveis todas as análises infométricas realizadas pela BIREME tendo a LILACS como fonte de informação, e foi publicada uma nova visualização de dados com as estatísticas da contribuição da rede para a base de dados LILACS.

lilacs_ptForam criadas estratégias de pesquisa pré-configuradas para tipos de projetos de estudo mais relevantes e questões prioritárias, como as metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 3 da Agenda 2030, como um serviço para ajudar os usuários.

Por fim, a metodologia LILACS baseia-se em padrões internacionais, os quais foram destacados para fazer-se tomar conhecimento de quais são os marcos mais importantes.

lilacs-lancamentoSegundo Verónica Abdala e Sueli Suga, ambas da Gerência de Fontes de Informação da BIREME, o lançamento do novo portal é um marco importante para destacar novamente a LILACS como Segundo Verônica Abdala e Sueli Suga, ambas da BIREME Information Sources Management, o lançamento do novo portal é uma estrutura importante para destacar novamente a LILACS como a principal base de dados que dá visibilidade à produção científica da América Latina e do Caribe.

De sua parte, o Dr. Diego González, diretor da BIREME, enfatizou o orgulho que isto representa para a Organização Pan-Americana da Saúde e seu centro especializado BIREME, o fato de poderem celebrar a permanência por 34 anos ininterruptos de uma base de dados que tem participação ativa das nossas redes de colaboração. “É um esforço construído com muitas mãos que devemos preservar por muitos mais anos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *