Contribuindo para o Dia Mundial contra o Câncer, a BIREME coloca à sua disposição informação sobre a BVS que trata deste tema, a Biblioteca Virtual em Saúde Prevenção e Controle do Câncer.
A BVS Prevenção e Controle do Câncer é resultado de um projeto de cooperação técnica entre a Representação da Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS Brasil) por meio do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME) e o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).
A BVS tem como finalidade facilitar o acesso à informação relevante e de qualidade na área, para o aprimoramento dos profissionais de saúde, pesquisadores e interessados no tema. As fontes de informação disponibilizadas na BVS Prevenção e Controle de Câncer tem por objetivo subsidiar os gestores e profissionais da saúde nos processos de tomada de decisão, no processo de capacitação e na formulação de políticas públicas.
As bases da BVS Prevenção e Controle de Câncer abrangem prioritariamente a categoria C04 – Neoplasias do DeCS – Descritores em Ciências da Saúde, com ênfase ao aspecto da prevenção e controle do câncer. Tais bases podem incluir documentos de áreas relacionadas se eles impactarem a prevenção e controle do câncer, como fatores ambientais, comportamentais, sociais, culturais, predisposição física e outros fatores de risco para ocorrência de câncer.
As bases da BVS incluem, prioritariamente, mas não exclusivamente, documentos de autores latino-americanos e do Caribe e/ou publicados nos países da Região e os produzidos pela Organização Pan-Americana da Saúde, seus Programas e Centros Especializados. Documentos de extrema relevância para o campo da prevenção e controle de câncer produzidos por agências internacionais também estão incluídos.
A principal fonte de informação da BVS é a Base de Dados PrevCan, com aproximadamente 1.500 registros bibliográficos, sendo 60% de documentos em texto completo. A base possui artigos, teses e dissertações, monografias, documentos de congresso e conferência, entre outros. Além disso, destacadas pesquisas por temas alinhadas com a agenda nacional de prioridades de pesquisa em saúde. Os temas disponíveis são: Prevenção e Fatores de Risco, Tipos de Câncer, Saúde da Mulher, Tratamento, Cuidados Paliativos e Epidemiologia.
E para apoiar nas ações de divulgação de informações da área, a BVS conta ainda com o uso das redes sociais para disseminação da informação. Para isso, possui uma conta no Facebook, Twitter e Instagram.
Mais informação sobre o Dia Mundial do Câncer
Em 4 de fevereiro de cada ano se celebra o Dia Mundial do Câncer, que tem como lema este ano “Eu sou e eu vou”, criado pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC[1]), que tem por objetivo conscientizar individual e coletivamente todas as pessoas direta ou indiretamente envolvidas com a doença em todo o mundo e também contribuir com ações para a prevenção, reduzindo os fatores de risco, aumentando o acesso ao diagnóstico precoce e tratamento adequado, ou atividades de qualquer natureza que possam reduzir seu impacto na sociedade.
A OPAS/OMS informa que muitos tipos de câncer – cerca de 30-40% – podem ser prevenidos e controlados através da implementação de estratégias baseadas em evidências para sua prevenção, detecção e tratamento precoce. As principais estratégias adotadas para diminuir a incidência de contrair alguns tipos de câncer são as mesmas que aquelas utilizadas para prevenir muitas doenças não transmissíveis, como hipertensão, diabetes, e doenças cardiovasculares: não uso de tabaco, dieta rica em frutas e vegetais, baixo consumo de álcool, e prática de atividades físicas. Algumas infecções que podem ser prevenidas por vacinas – como a hepatite B que pode causar o câncer de fígado e o HPV que causa câncer de colo uterino, al ser tratadas podem ser usadas como medidas profiláticas. Outros tipos como o câncer de mama e colorretal tem maior chance de remissão se detectados e tratados precocemente. Leia as recomendações da OMS[2], publicadas no Dia Mundial do Câncer 2020 para salvar as 7 milhões de vidas ameaçadas pelo câncer.
A despeito dos avanços em pesquisa no diagnóstico e tratamento do câncer, a doença ainda é a segunda causa de morte nas Américas, com 3,8 milhões de pessoas diagnosticadas e 1,4 milhões de pessoas mortas em 2018. Os tipos de câncer mais frequentes entre os homens são próstata (21,7%), pulmão (9,5%), colorretal (8%), bexiga (4,6%), e estômago (2,9%). Nas mulheres, os de maior incidência são: mama (25,2%), pulmão (8,5%), colorretal (8,2%), tiroide (5,4%), e colo de útero (3,9%).
Links de interesse:
Página da OPAS/OMS sobre câncer (em espanhol) (em inglês)
Página da OMS sobre câncer (em espanhol) (em inglês)
Biblioteca Virtual em Saúde Prevenção e Controle do Câncer (em espanhol)
Dia Mundial do Câncer – BVS do Ministério da Saúde do Brasil
National Cancer Institute – NIH (em inglês)
World Health Organization. World Cancer Report: Cancer Research for Cancer Prevention. 2020. Edited by Wild CP, Weiderpass E, Stewart BW. Disponível em: http://publications.iarc.fr/586 (em inglês)
[1] A UICC, uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo ‘reduzir a carga global de câncer, promover maior equidade e garantir que o controle do câncer continue sendo uma prioridade na agenda mundial de saúde e desenvolvimento’, todos os anos lança a campanha e um novo slogan sobre o Dia Mundial do Câncer. A organização apoia com bolsas de estudo e financiamento de projetos a pesquisa sobre o câncer, bem como a realização de congressos e eventos no tema em todo o mundo, entre muitas outras atividades.
[2] Organización Panamericana de la Salud. La OMS describe los pasos para salvar 7 millones de vidas amenazadas por el cáncer. 2020. Disponible en: https://www.paho.org/hq/index.php?option=com_content&view=article&id=15708:who-outlines-steps-to-save-7-million-lives-from-cancer&Itemid=1926&lang=es.