A Sétima Sessão do Comitê Científico (CC) do Centro Latino-Americano e do Caribe em Ciência da Informação em Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde, Organização Mundial da Saúde (BIREME/OPAS/OMS) foi realizada virtualmente em 30 de setembro com dois objetivos principais: (i) reportar os avanços das atividades de gestão e cooperação técnica do Centro com base nas recomendações feitas em 2020; e (ii) gerar um intercâmbio entre os membros do CC para obter novas recomendações tendo em vista aprimorar a visibilidade e qualidade dos produtos e serviços da BIREME para a América Latina e Caribe. O CC é um dos Comitês de Governança da BIREME, além do Comitê Assessor (CA).
Participaram da VII Sessão do CC os seguintes membros, reconhecidos especialistas em suas áreas de atuação nomeados pelo CA para um mandato de 3 anos: Alexandre Pozza Urnau Silva, Desenvolvimento, Operação e Financiamento para Projetos, Produtos e Serviços da BIREME, Brasil; Amanda Wilson, Gestão da Informação, Estados Unidos; Antonio Sánchez Pereyra, Comunicação Científica, México; Barend Mons, Tecnologia da Informação, Holanda; Cezar Augusto Cabezas, Pesquisa Científica, Peru; Fabio Tarasow, Educação, Argentina; e Jorge Barreto, Saúde Informada por Evidência, Brasil.
A OPAS/OMS esteve representada pelo Diretor do Departamento de Evidência e Inteligência para a ação em Saúde (EIH por sua sigla em inglês), Sebastián Garcia Saisó, pelo Diretor, Diego González Machín e equipe da BIREME Cezar Cabezas, foi nomeado presidente e moderador e Jorge Barreto foi o relator da sessão.
A sessão contou com apresentações por parte do Diretor da BIREME, Diego González e sua equipe, cobrindo as áreas de gestão e cooperação técnica do Centro, com ênfase nos resultados obtidos e desenvolvimento de produtos e serviços de informação e comunicação científica em saúde no ano de 2021. A seguir um resumo das principais sugestões o fortalecimento da cooperação técnica da BIREME:
- Dar ênfase a dados de pesquisa e criar bases para depósito destes dados preferencialmente a alimentar bases de dados de artigos;
- Discutir e sugerir novos formatos de cursos e capacitações incluindo temas sobre gestão de dados de pesquisa a nível de autores e bibliotecários;
- Continuar com a melhora da confiança da informação compartilhada (por ex. Mapas de Evidência, onde se discute a efetividade das intervenções);
- Seguir efetivamente promovendo os produtos e serviços;
- Ampliar a capacitação em comunicação científica para estudantes e jovens pesquisadores;
- Promover maior intercâmbio com os membros do CC sobre os desenvolvimentos do Centro; e
- Fortalecer a capacidade de apoiar na formação dos profissionais de saúde
Os membros do Comitê teceram comentários positivos sobre os resultados obtidos e parabenizaram a equipe da BIREME pela qualidade e inovação dos desenvolvimentos. Seguiu-se uma frutífera etapa de discussão e sugestões, pontuada por relevantes recomendações. Como é de praxe, as recomendações dos Comitês de Governança integram os Planos de Trabalho Bianuais do Centro e serão consolidadas em um informe a ser enviado para o aporte final de todos e posterior encaminhamento à Diretora da Organização.